Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis perdeu 1675 vagas de emprego neste ano

Portal do Caged mostra que o município mais demitiu do que contratou pelo quarto mês seguido

Marcus Wagner

As estatísticas de desemprego em Teresópolis são muito preocupantes quando se compara a evolução da recuperação do município no ranking estadual de geração de vagas. Pelo quarto mês consecutivo, as empresas locais realizaram mais demissões do que contratações causando a perda de 61 vagas, de acordo com informações do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Os números são alarmantes e colocam Teresópolis apenas na 81ª posição dentro do estado do Rio de Janeiro no saldo de geração de vagas, com um valor novamente negativo.
Segundo o que consta no Painel de Informações do Novo Caged, o município continua muito mal no quesito empregabilidade e quando se compara aos outros dentro do estado do Rio de Janeiro, esse problema fica ainda mais evidente. Assim como ocorreu em junho, Teresópolis está em uma situação pior que vários outros municípios com características semelhantes em economia e população.
No comparativo, Teresópolis ocupa o 13º lugar entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro que mais demitiram em 2020 (no mês de junho também foi o 13º colocado). Foram 6832 trabalhadores desligados no período sete meses. 
Também é o 81º município no estado em saldo de empregos em julho: foram 565 admissões contra 626 demissões, gerando um saldo negativo de 61 empregos. Além disso, permanece como o 78º no estado em saldo de empregos em 2020: com 6832 trabalhadores desligados e 5167 admitidos, o balanço mostra que perdemos 1675 postos de empregos.
Apesar dos números negativos e preocupantes, espera-se que ocorra uma redução nesse ritmo de perda de vagas com o reaquecimento da economia e reabertura de setores importantes para nossa economia. A prefeitura já se manifestou anteriormente sobre o assunto, citando que monitora sistematicamente os dados sobre o empreendedorismo e o emprego em Teresópolis, em especial nos efeitos causados pela pandemia do coronavírus, que provocou impactos nas economias de todo o mundo: “Parte das estratégias adotadas pelo Gabinete de Crise está no Programa Pra Cima Terê, que possui uma série de ações para a geração de emprego, tais como a Rodada de Negócios virtual, realizada em julho, e o retorno da divulgação da oferta de empregos do SINE municipal”, afirmou em nota sobreo resultado anterior.

Sine oferece 82 vagas
Nesta terça-feira (25), o SINE divulgou 82 vagas de emprego disponíveis até o dia 31 de agosto. Apesar do número alto de oportunidades, verifica-se que há semanas que muitas das vagas se repetem, mostrando que há alguma dificuldade para o preenchimento e com isso também pesando nas estatísticas e na economia do município. 
De acordo com a prefeitura, para ter acesso às vagas do Programa Emprega Terê, os candidatos devem cadastrar o seu currículo no portal www.teresopolis.rj.gov.br/emprega-tere.
Os candidatos deverão ter em mãos a sua identidade, CPF, número do PIS (se não houver o cadastro é gerado na hora) e a carteira de trabalho (se não houver é possível solicitar pelo Portal Emprega Terê). Serão cadastradas experiências anteriores, qualificação profissional e áreas de interesse. Há vagas que não exigem experiência profissional.
“O Programa Emprega Terê lançou o portal www.teresopolis.rj.gov.br/emprega-tere/ com serviços on-line direto para o trabalhador, como o cadastro de currículo, emissão da carteira de trabalho, solicitação do seguro desemprego e qualificação profissional. Outra estratégia para a redução dos efeitos da pandemia são as métricas da reabertura responsável e gradual das atividades econômicas de Teresópolis, que já completam um período, desde 08/06, sem que houvesse nenhum revés impactando em um novo fechamento das empresas, fato bem distinto de diversos municípios no entorno da nossa cidade que já tiveram de fechar as empresas em mais de uma oportunidade”, afirmou a assessoria da PMT.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE