Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis não vai antecipar o intervalo da segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca

Secretaria Municipal de Saúde segue nota técnica do Ministério da Saúde e Fiocruz

A Prefeitura Municipal de Teresópolis informa que não vai aderir à antecipação do intervalo entre as duas doses da vacina Astrazeneca/Oxford. Na terça-feira (13), o Governo Estadual do Rio de Janeiro permitiu que os municípios antecipem a aplicação de 12 para 8 semanas após a primeira dose. Apesar da permissão, a decisão final cabe a cada município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo os órgãos acima citados, a redução do intervalo entre as doses da vacina vem acompanhada da diminuição da eficácia contra a Covid-19. A vacina Astrazeneca possui 80% de efeito com 12 semanas de intervalo, segundo a bula. Quando o intervalo é antecipado para 8 semanas, a eficácia cai para 59%, o que representa 20% a menos de segurança para quem a recebe.

Com base em nota técnica da fabricante da vacina no Brasil, fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis permanecerá seguindo o critério estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que respaldado por evidências científicas, garante a maior proteção da população imunizada com o intervalo de 12 semanas (3 meses).

“Neste momento, a Fiocruz reforça as orientações do PNI e da nota técnica conjunta da Sociedade Brasileira de Imunizações, publicada nesta terça-feira (13), quanto à manutenção do intervalo de 12 semanas da vacina Oxford-Astrazeneca-Fiocruz”, esclareceu a fabricante.

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE