Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis não registrou casos de sarampo nos últimos anos

Secretaria de Saúde se posiciona após informação de surto em alguns municípios do estado do Rio

Nesta quinta-feira (1º) o Rio de Janeiro entrou em estado de alerta devido ao surto de sarampo no estado vizinho de São Paulo. Além de informar a população, a medida divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde prevê ações como reforço da vacinação em postos de saúde fluminenses. Panfletos com detalhes sobre os sintomas da doença e a importância da imunização para prevenir a contaminação estão sendo distribuídos em terminais de transportes públicos e aeroportos do estado. Em Teresópolis, porém, até o momento não há motivo para preocupação. De acordo com a secretaria municipal de Saúde não houve confirmação de casos de sarampo nos anos de 2018 e 2019. Também segundo posicionamento encaminhado para a redação do jornal O Diário e Diário TV pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, no ano de 2018 foram administradas 2.608 doses da vacina tríplice viral (na população de 1 ano a 60 anos) e, em 2019, já foram aplicadas 1.859 doses. “Especificamente na faixa etária de menores de 1 ano, em 2018, o município atingiu uma cobertura de 82,3% com a tríplice viral.  Quando consideramos a vacinação com a tríplice viral e a tetra viral, os números alcançam 98% da população de crianças”, informa ainda o documento.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Sua transmissão se dá de forma direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, respirar e falar.  A vacina é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo. Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral, que ainda protege contra caxumba e rubéola, deve ser administrada aos 12 meses de vida, e a tetra viral – acrescenta varicela (catapora) à lista de doenças combatidas – aos 15 meses.

Casos no estado
O Rio de Janeiro registrou, neste ano, 13 casos de sarampo. No ano passado, o estado conseguiu atingir uma cobertura vacinal de 95% da população-alvo que inclui pessoas de um ano até 49 anos de idade. “A ação faz parte da recomendação do Ministério da Saúde e estamos colocando em prática. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina. Para aqueles que têm dúvida se receberam ou não a dose, a indicação é pela imunização”, explicou o médico Alexandre Chieppe, da Secretaria Estadual de Saúde.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE