Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis não confirma se vai antecipar segunda dose da Astrazeneca

Decisão foi anunciada pelo governo estadual, mas permitindo flexibilização de acordo com cada realidade

O governador Cláudio Castro afirmou, nesta terça-feira, 13, que a decisão do governo do estado em autorizar todos os municípios fluminenses a anteciparem de 12 para oito semanas a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca contra Covid-19 foi tomada em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Segundo Castro, foram levados em consideração aspectos como a quantidade de doses que as cidades já têm em estoque para completar o esquema vacinal da população e a entrada de novas variantes da Covid-19 no estado. – Essa não é uma decisão monocrática do estado e sim, pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais. Há uma preocupação com armazenamento pelos municípios para não haver perda de doses. Não há nenhum prejuízo nessa antecipação. Nosso objetivo é que tenhamos pessoas imunizadas mais rápido para evitar a infecção pela Covid-19 entre as duas doses. Por causa das novas variantes, a decisão foi bem pensada e debatida – afirmou o governador Cláudio Castro.
Nesta terça-feira, 13, enviamos questionamento ao Gabinete de Crise da Prefeitura de Teresópolis, tentando saber se haverá a antecipação no município, não obtendo resposta até o fechamento desta edição. A medida – que visa acelerar ainda mais o esquema vacinal e está prevista na bula da vacina. A deliberação reduz o intervalo de aplicação entre as doses da vacina Astrazeneca, e tem o apoio de um grupo de especialistas que assessoram a secretaria. Os médicos infectologistas Roberto Medronho, Alberto Chebabo e Celso Ramos, além do virologista Amilcar Tanuri e do epidemiologista Danilo Klein, estão entre os pesquisadores que apoiam a ação. – Não há perda de eficácia quando a aplicação for dentro do período entre 8 e 12 semanas. Nossa preocupação é que as doses estão paradas nos municípios e poderiam ser perdidas. E, além disso, dentro de um cenário, temos a entrada da variante Delta. Os estudos no Reino Unido apontam que, somente com a aplicação da segunda dose, é possível bloquear a possibilidade de transmissão das variantes. Temos a expectativa de que, com a redução do intervalo entre as doses, caia também o número de pessoas que não está voltando para a segunda aplicação. Todas as decisões estão sendo pactuadas com o Conselho de Secretarias Municipais, assim como foi feito no calendário unificado – ressaltou o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe. Para Chieppe, os municípios têm autonomia para já agendar a aplicação da segunda dose. 

Importância da segunda dose
O governo do estado reforça a importância de que as pessoas voltem aos locais de vacinação para a aplicação da segunda dose. Somente com o esquema vacinal completo, a população estará efetivamente imunizada. Cláudio Castro ressaltou que, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, a tendência é que tenhamos menos mortes e menor ocorrência de casos graves da doença. Além disso, é a vacinação em massa que vai permitir o retorno de todas as atividades no estado. O governador fez um apelo para que as pessoas não escolham vacinas pelo fabricante. – Vacina é a esperança. Não façam escolha pela vacina X ou Y. Tomem também a segunda dose. A retomada depende disso. Você, que tomou a dose 1, volte para a dose 2 dentro do tempo determinado por cada imunizante e pela prefeitura – alertou o governador.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE