Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis na campanha “Sinal Vermelho para a violência contra a Mulher”

Farmácias vão auxiliar mulheres que enfrentam esse problema em meio ao isolamento social

A secretaria municipal dos Direitos da Mulher se engajou na campanha nacional “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”, lançada este mês de junho pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A iniciativa visa envolver as farmácias de todo o Brasil no enfrentamento a violência contra a mulher, principalmente nesse momento de isolamento social. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em março e abril, o índice de feminicídio cresceu 22,2%.

O protocolo é simples: Com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou até mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação.
Assistentes Sociais da secretaria da Mulher percorrerão as farmácias do município, capacitando a equipe de trabalho local com intuito de esclarecimento e apoio a participação da Campanha Sinal Vermelho, assim como orientação de trâmite e assinatura do Termo de Adesão. A secretária da Pasta, Margareth Rossi, reforçou a importância do engajamento da sociedade civil e dos setores privados no combate a violência. “Precisamos da união de todos nessa luta e cada instituição envolvida neste projeto tem papel fundamental”.  

Como participar
As farmácias interessadas em participar da campanha devem assinar digitalmente o termo de adesão da campanha e em seguida, enviar o documento em formato de foto para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br ou mensagem para o número (61) 98165-4974. Após a formalização da parceria, a empresa voluntária assume o compromisso de oferecer treinamento aos seus funcionários, por meio da cartilha e do tutorial disponibilizados pelos idealizadores da iniciativa. A capacitação será voltada para o atendimento e acolhimento da vítima e não prevê que os balconistas ou farmacêuticos sejam conduzidos à delegacia como testemunhas da ocorrência. As farmácias engajadas no programa deverão colocar o cartaz da campanha na frente da loja para que as vítimas saibam que a unidade faz parte da ação.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE