Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis inicia Campanha Nacional de Multivacinação

Crianças e adolescentes até 15 anos devem ser imunizadas, destaca secretaria de Saúde

Paola Oliveira

Na última sexta-feira, 1º, a Prefeitura e Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu inicio a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo trazer a conscientização e a importância da vacinação contra outras doenças. “Nós tivemos durante esse período de pandemia da COVID-19, uma redução do número de idas das pessoas as unidades de saúde para a vacinação. Então o nosso objetivo é intensificar e insistir com os pais, mães e responsáveis que levem os seus filhos para fazer as vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunização. A vacina é importante e deve ser feita e, o que garante a proteção é a uma cobertura ideal e não a cobertura individual. Portanto deve haver um esforço coletivo para que a gente alcance esse objetivo que é entorno de 90% da população de menores de 15 anos vacinada com os imunizantes que são indicados para cada faixa etária”, pontua a médica e subsecretária de Saúde, Edneia Martuchelli.  
De 1 a 29 de outubro, as unidades de saúde do município receberão crianças de todas as idades e adolescentes de até 15 anos para melhorar a cobertura vacinal desta faixa etária. Dentro do horário de atendimento, os profissionais de saúde irão conferir e atualizar a caderneta de vacinação de cada paciente e aplicar os imunizantes necessários. “Nas unidades de atenção primária e secundária atendemos das 08h às 17h. Nas unidades do Saúde na Hora – Rosário, Meudon e Fonte Santa – das 08h às 19h durante a semana e aos sábados das 08h às 17h”, conta a subsecretária. 
A Secretaria Municipal de Saúde aconselha que pais ou responsáveis, em caso de perda da carteira de vacinação, compareçam à mesma unidade onde vacinaram as crianças e adolescentes anteriormente. Desta forma, é possível consultar na ficha de registro quais doses já foram aplicadas. O atendimento ocorre após apresentação dos seguintes documentos: caderneta de vacinação, cartão SUS ou CPF. 
Vacinas e doenças preveníveis pela Campanha Nacional de Multivacinação
Estas são as vacinas disponibilizadas pela Campanha Nacional de Multivacinação e as doenças a serem protegidas por cada imunizante: vacina CTP e Pentavalente (Difteria, tétano e coqueluche); vacina BCG (tuberculose); vacina contra pólio (poliomielite); vacina tríplice viral e SCRV (sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra hepatite A e vacina contra hepatite B; vacina contra varicela e SCRV; vacina contra febre amarela; vacina contra HPV; vacina contra rotavírus humano G1P1; meningo C e ACWY; e contra pneumo 10 valente.

Dia “D”
No dia 16, um sábado, acontecerá o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, onde haverá um esforço de todos os postos de saúde de Teresópolis. Exclusivamente nesta data, cinco equipes volantes da Saúde atuarão a cidade e interior do município. “É um dia de intensificação ainda maior do desejo que temos que as pessoas levem os seus filhos para vacinar. Nós vamos estar com todas as unidades abertas mais as equipes volantes, ou seja, que vão percorrer zonas de difícil acesso para que possamos alcançar um maior número de pessoas”, diz a médica. Neste dia, o atendimento das crianças a partir de 7 anos e adolescentes acontece também no SPA Dr. Eitel Abdallah, de 8h as 17h. 

Vacinação contra a Covid
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), a administração simultânea de imunizantes contra a Covid-19 com as vacinas do calendário de vacinação, não é recomendada. Neste caso, os adolescentes de 12 a 15 anos que tenham recebido a primeira dose contra a Covid-19, devem aguarda um período de 14 dias entre cada vacina.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE