Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis ganha primeiro escritório compartilhado da região

Coworking é considerado o ambiente ideal para inovação, criatividade e troca de experiências

Anderson Duarte

O nome pode até parecer difícil, mas o princípio de um espaço de Coworking representa uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, assim, simples e descomplicado. A partir da ideia de compartilhamento global, e não apenas de um espaço físico, o Coworking encontrou nas tendências de atuação empresarial do freelancing, das startups, entre muitos outros modelos de negócios, o ambiente ideal de desenvolvimento. São milhares de pessoas que se reúnem diariamente em todo o mundo com o objetivo de compartilhar ideias, informações e experiências. O Jornal Diário na TV recebeu nesta quinta-feira, 25, o casal Jannaina Vaz Costa e Samuel Fonseca, que trouxeram para Teresópolis o primeiro Coworking da região e explicaram um pouco mais da novidade que pode ajudar ainda mais no desenvolvimento do empreendedorismo na cidade.
“Neste tipo de espaço, apesar de compartilhar o mesmo teto, é perfeitamente possível que cada uma das empresas residentes funcione independentes umas das outras. Isso é muito legal, mas acho que o segredo do sucesso dos Coworkings está na reunião de profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos. Mais do que simplesmente reduzir custos com o compartilhamento, o que também acontece, é possível encontrar um ambiente especialmente projetado para o trabalho autônomo com muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber seus clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial”, explica Janaina, que junto com Samuel, possui uma agencia de comunicação. 

A Terê Coworking possui ainda o diferencial de estar no coração do Centro da cidade, próxima a praticamente tudo. “Nosso trabalho inicial na Terê Coworking é juntamente o de divulgar o conceito pela cidade e região, o que ajuda também a profissionais conhecerem melhor as possibilidades ofertadas. Acho que um profissional que acredita que a inovação, a criatividade e a troca de experiências são fundamentais para o sucesso do seu negócio, deve conhecer o conceito. E dentro de uma proposta de Coworking, seu negocio pode aparecer através de diferentes inciativas, e o melhor com fins comerciais ou não”, enaltece Samuel. Quanto aos custos, como explicado pelo casal, eles são mesmo bem mais em conta de que empreendimentos tradicionais e geralmente podem ser contratados através de diversos planos, alguns baseados em horas de utilização ou mesmo em valores fixos mensais. A estrutura tradicional de um escritório, com uma boa localização, com capacidade de atendimento confortável para clientes, pacientes, ou amigos é presente, mas amplificada por uma grande rede de contatos gerados pela interação, sem contar que nem é preciso frequentar o espaço diariamente para fazer parte.
Peles redes sociais, um manifesto que tenta explicar um pouco do que representa o Coworking já faz sucesso tem um tempinho. O texto é leve e traz uma espécie de guia de conduta, assim como uma explicação mais direta do conceito. “O Coworking é um movimento que está redefinindo a forma como nós trabalhamos e vivemos. Inspirados pela cultura participativa do movimento open source e da natureza transformadora das áreas de tecnologia, nós estamos construindo um futuro mais sustentável através de um novo equilíbrio entre vida e trabalho. Visamos uma nova estrutura econômica composta por colaboração e comunidade, em contraste aos sigilos da economia dos séculos passados. A nós não interessa a competição, e sim a coopetição. O modelo é aberto, pronto para ser aplicado e replicado. Sim, é ousado. E já está acontecendo. Nós estamos remodelando a economia e a sociedade através de empreendedorismo social e novas ideias. Nossas comunidades estão se juntando para reconstruir uma economia mais humana, interligada e sustentável. Tudo em prol de um mundo melhor, das pessoas para as pessoas. Somos um grupo de indivíduos conectados, entusiastas e pequenos empreendedores criando uma economia de inovação e criatividade em nossas comunidades e ao redor do mundo. Não temos uma representação oficial. E sim representamos um movimento. Estamos em todos os cantos do Brasil, conectando pessoas e negócios através da prática de trabalhar junto. Tudo junto. Tamo junto!”, diz parte do manifesto, que ainda tem enumeradas algumas “Leis” do Coworking: “Colaboração acima da competição; coletivo acima da individualidade; participação acima da observação; “fazer” acima de “dizer”; camaradagem acima da indiferença; ousadia (e alegria) acima da garantia; aprendizagem acima da expertise; orgânico acima de mecânico; gentileza acima de desconfiança”.

A Terê Coworking possui ainda o diferencial de estar no coração do Centro da cidade, próxima a praticamente tudo, bancos, cartórios, escritórios, comércio, enfim, facilidades para quem quer rapidez

 

 

 

 

 

 

O nome pode até parecer difícil, mas o princípio de um espaço de Coworking representa uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, assim, simples e descomplicado

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE