Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis entre os piores do estado na geração de emprego em 2020

Município fica em 84º entre 92 municípios no ranking de empregabilidade do Rio de Janeiro

Teresópolis registra números alarmantes no ranking do desemprego, principalmente em comparação com outros municípios do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o as estatísticas do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, o município está entre os que mais demitiram em 2020 e tem uma quantidade muito pequena de contratações.
De acordo com as informações do Painel de Informações do Novo Caged, o município está muito mal no quesito empregabilidade e ao fazer a comparação com outros dentro do estado do Rio de Janeiro, esse problema  fica ainda mais evidente. Teresópolis está em uma situação pior que vários outros municípios com características semelhantes em economia e população.
No comparativo, Teresópolis ocupa o 13º lugar entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro que mais demitiram em 2020 (no mês de junho foi o 14º colocado). Foram 6155 trabalhadores desligados nesses seis primeiros meses. 
Também é o 84º município no estado em saldo de empregos em junho: foram 492 admissões contra 816 demissões, gerando um saldo negativo de 324 empregos. Além disso, é o 78º no estado em saldo de empregos em 2020: com 6155 trabalhadores desligados e 4567 admitidos, o balanço mostra que perdemos 1588 postos de empregos.
No comparativo entre os 10 municípios fluminenses com população na faixa aproximada entre 150 mil e 200 mil habitantes, Teresópolis também vai mal: fica na sétima posição.

Posicionamento do governo municipal
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que nos enviou a seguinte nota sobre os dados apontados na publicação: “A Prefeitura informa que monitora sistematicamente os dados sobre o empreendedorismo e o emprego em Teresópolis, em especial nos efeitos causados pela pandemia do coronavírus, que provocou impactos nas economias de todo o mundo. Parte das estratégias adotadas pelo Gabinete de Crise está no Programa Pra Cima Terê, que possui uma série de ações para a geração de emprego, tais como a Rodada de Negócios virtual, realizada em julho, e o retorno da divulgação da oferta de empregos do SINE municipal, que esta semana possui 21 vagas em aberto e na semana anterior registrou 40 oportunidades. Neste sentido, o Programa Emprega Terê lançou o portal www.teresopolis.rj.gov.br/emprega-tere/ com serviços on-line direto para o trabalhador, como o cadastro de currículo, emissão da carteira de trabalho, solicitação do seguro desemprego e qualificação profissional. Outra estratégia para a redução dos efeitos da pandemia são as métricas da reabertura responsável e gradual das atividades econômicas de Teresópolis, que já completam um período, desde 08/06, sem que houvesse nenhum revés impactando em um novo fechamento das empresas, fato bem distinto de diversos municípios no entorno da nossa cidade que já tiveram de fechar as empresas em mais de uma oportunidade.
Os dados do CAGED são monitorados de forma constante e compartilhados com o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que faz parte do Grupo de Trabalho do Programa Pra Cima Terê sugerindo ações estratégicas que recuperem o investimento na cidade e a geração de emprego.
Tais indicadores demonstram que cidades que possuem como uma das bases da sua economia a agricultura e o turismo sofreram maiores impactos, com o fechamento de restaurantes e as restrições nas viagens. Teresópolis apresenta recuperação em tais setores, e ainda um destaque positivo na construção civil, que manteve um ritmo considerável durante o período. A boa gestão pública também contribuiu, uma vez que a manutenção dos salários dos servidores, mesmo com a queda na arrecadação, também possibilitou a injeção de recursos na economia”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE