Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis contratou mais do que demitiu em fevereiro

Apenas um setor apresentou redução do número de vagas com carteira assinada no período

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, mostram que, apesar do momento de incerteza gerado pela pandemia da Covid-19, Teresópolis mais contratou do que demitiu no mês de fevereiro. No segundo mês do ano, foram registradas 1.116 admissões e 950 desligamentos, com saldo de 216 vagas com carteira assinada no município. De acordo com a plataforma do Caged, os setores que tiveram mais admissões do que demissões no município foram: Indústria (82 x 72, saldo de 10 vagas), Agropecuária (64 x 43, saldo de 21 vagas), Comércio (431 contratações x 354 dispensas, saldo de 77) e Serviços (541 x 420, saldo de 21 vagas). Dos setores analisados, o único que apresentou número negativo com a Construção Civil (-13 vagas com registro em CTB). Em 2021, o saldo geral é positivo com 391 contratações. O painel também mostra a crítica situação do ano passado, com o início da pandemia. Em março, o número aponta -342 oportunidades, passando para -929 em abril. A balança só começou a pesar no sentido contrário no mês de julho.

Em fevereiro passado, através do programa “Pra Cima Terê”, foi realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho o “Feirão Emprega Terê”. O evento registrou 956 atendimentos totais. Foram 589 atendimentos pelos técnicos do SINE (Sistema Nacional de Empregos) Teresópolis, com 356 encaminhamentos para entrevistas de emprego na prefeitura e para entrevistas direto nas empresas. O “Pra Cima Terê” tem participação da Teresópolis Convention & Visitors Bureau; a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL); o Sincomércio Teresópolis; da Firjan; o Sindicato Rural de Teresópolis; do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e do Polo Teresópolis de Gastronomia; e a Secretaria de Estado de Trabalho na gestão compartilhada do SINE Teresópolis. “Também foram feitas 202 entrevistas durante o evento, 161 cadastros de currículos no SINE de candidatos que não possuíam compatibilidade para as vagas abertas, 72 atendimentos de seguro-desemprego (com resolução de questões e agendamento) e 155 atendimentos virtuais pelo WhatsApp, e-mail e sala virtual”, divulgou o governo municipal.

Números do país
O Brasil gerou 401.639 novos postos de trabalho em fevereiro deste ano, resultado de 1.694.604 admissões e de 1.292.965 desligamentos de empregos com carteira assinada. O mês de fevereiro, entretanto, não contempla o período de intensificação das restrições das atividades, impostas por diversos estados e municípios para o enfrentamento à nova onda de casos de Covid-19. Cerca de 10% das novas admissões, 173 mil vagas, foram no setor de serviços, que é o mais sensível também para a informalidade. O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 40.022.748 vínculos, em fevereiro, o que representa uma variação de 1,01% em relação ao mês anterior. No acumulado de 2021, foi registrado saldo de 659.780 empregos, decorrente de 3.269.417 admissões e de 2.609.637 desligamentos.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE