Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis confirma dois casos de Variante Delta

A Prefeitura de Teresópolis confirmou neste sábado a notificação de dois casos confirmados com a nova Variante Delta (B.1.617.2), referente a residentes de nossa cidade.

A Prefeitura de Teresópolis confirmou neste sábado a notificação de dois casos confirmados com a nova Variante Delta (B.1.617.2), referente a residentes de nossa cidade.
De acordo com a Secrataria de Sáude, a partir dessa notificação e da comprovação com o resultado laboratorial, os casos e seus contatos próximos estão sendo investigados e monitorados pela Vigilância em Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Variante Delta tem sido responsável pela alta transmissibilidade da COVID-19, o que contribuiu para aumentos na incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a segunda metade de dezembro de 2020. (OMS, 2021).
É importante destacar que, para a ocorrência de óbitos, estudos preliminares indicam que ainda não há evidências suficientes de que esteja associada ao aumento de óbitos comparado com outras variantes (ECDC, 2021).
Para a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento de incidência de casos agravados nos últimos dias, depois de mais de dois meses de incidência e de ocupação de leitos em franco declínio, provavelmente está associado à presença dessa variante no município.
É fundamental destacar que todas as vacinas disponíveis no Brasil protegem contra a variante Delta do coronavírus, segundo a OMS. No entanto, é preciso lembrar que a eficácia das vacinas para quaisquer das variantes até o momento conhecidas está totalmente associada à aplicação das duas doses, no caso das vacinas que têm esse reforço.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para o novo momento da pandemia e reforça a importância da vacinação completa e a manutenção pelos cidadãos das ações de prevenção, como uso de máscaras, distanciamento social e medidas higiênicas.
 Pacientes suspeitos devem procurar as unidades de saúde para avaliação e testagem. O Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis funciona no EPEM, localizado na Rua Doutor Aleixo, 85, no Centro da cidade, todos os dias das 8h às 20h. Os pacientes que precisarem de atendimento noturno ou que tenham sintomas agravados deverão procurar as unidades de pronto-atendimento do município: UPA ou SPA de Bonsucesso (3º distrito).

Próximos passos:
O Gabinete de Crise continua monitorando permanentemente os dados da pandemia da COVID-19 em Teresópolis. Diante do novo quadro que se apresenta, que já começa a pressionar o sistema de saúde, com aumento da ocupação de leitos, o Prefeito Vinicius Claussen reunirá as equipes técnicas para definir as medidas que poderão ser adotadas para frear o avanço da contaminação.
Teresópolis disponibiliza 20 leitos clínicos (06 no Hospital São José e 14 no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano) e 26 de CTI (12 no Hospital São José e 14 no HCTCO). A redução foi definida na reunião do Gabinete de Crise de 30 de junho, depois do acompanhamento da redução significativa da ocupação dos leitos, com permanência de mais de 50% dos leitos ociosos num período de dois meses.
É importante destacar que os leitos não foram desmobilizados, de forma que, caso o município ultrapasse 90% da ocupação total de leitos disponíveis, os leitos inativos serão reabertos em até 7 dias, como acordado entre os hospitais e o município de Teresópolis por meio de assinatura de Termo de Compromisso.
Novas informações sobre a pandemia serão divulgadas na segunda-feira, 9 de agosto, após a reunião do Prefeito Vinicius Claussen com os técnicos da saúde municipal.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE