Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis começa o mês de prevenção ao câncer de mama

Mulheres podem ser consultadas gratuitamente na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, começa neste mês a campanha de prevenção do câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa”. Dentro deste período, unidades de saúde intensificam o acompanhamento e tratamento da saúde da mulher. No município, um dos trabalhos realizados a fim de aumentar o atendimento deste público é feito por meio da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, instalada na Praça Olímpica Luís Camões, Várzea. Até o mês de dezembro, a unidade fará exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). O atendimento é gratuito e ocorre para mulheres encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. As faixas etárias são de 25 a 64 anos para o Papanicolau, e de 50 a 69 anos para a mamografia. Demais atendimentos e diagnósticos para o câncer de mama também são realizados nas unidades de Atenção Primária à Saúde, na cidade e interior.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Há muitos tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas. De acordo com o Inca, há muitos fatores envolvidos no desenvolvimento do câncer. Alguns são: idade da primeira menstruação (menor de 12 anos), menopausa após os 55 anos de idade, mulheres que nunca engravidaram, primeira gravidez após os 30 anos, uso de determinados anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal na menopausa, exposição à radiação ionizante, consumo de bebidas alcoólicas, dietas hipercalóricas, sedentarismo e predisposição genética.
Atualmente, médicos recomendam a identificação da doença em estágios iniciais por meio de estratégias de detecção precoce. A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária estabelecida é a estratégia de rastreio indicada, enquanto o diagnóstico precoce é formado pelos seguintes fatores: população alerta para os sinais e sintomas suspeitos, profissionais de saúde capacitados para avaliar os casos suspeitos, e sistemas e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna e com qualidade.
Já o tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e o tipo de tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e terapia biológica. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maiores chances de cura. No caso de já possuir metástase (quando o câncer se espalha para outros órgãos), o tratamento busca a sobrevida e melhorar a qualidade de vida da paciente.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE