Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis capacita educadores da rede municipal na área de saúde

Prevenção ao tabagismo será o primeiro tema a ser trabalhado no projeto em parceria com o INCA

Marcado para estas quinta (28), e sexta-feira (29), o 1º Simpósio sobre o “Saber Saúde”, programa criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) a fim de promover hábitos saudáveis voltados aos alunos das escolas municipais. O simpósio será realizado no auditório da empresa Alterdata (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 227), na Tijuca. O objetivo é capacitar diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino para que coloquem a iniciativa em prática, através do Programa Saúde na Escola (PSE). A prevenção ao tabagismo será o primeiro tema a ser abordado na formação dos educadores, para ser trabalhado em sala de aula.
 Entre os palestrantes, estão profissionais das secretarias municipais de Saúde de Teresópolis e de Petrópolis, da Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Mesas redondas e dinâmicas de grupo fazem parte da programação. Na quinta-feira, 28, o evento será realizado de 8h às 16h30, e na sexta-feira, dia 29, acontecerá de 8h às 15h30.

Os programas
Saber Saúde: foi criado pelo INCA para promover hábitos saudáveis voltados às crianças, adolescentes e jovens. São abordados temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção e fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.
Saúde na Escola: Teresópolis aderiu este ano ao PSE. O programa foi criado pelo Governo Federal como uma política entre os ministérios da Saúde e de Educação para promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Programa Municipal de Controle do Tabagismo: atuante há 16 anos, realiza reuniões semanais e mensais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. São feitas entrevistas individuais e eles participam de encontros durante três meses. Quem se compromete a parar de fumar, passa para um grupo de manutenção, onde tem acompanhamento durante 18 meses.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE