ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Teresópolis agora é "Capital Nacional do Lúpulo"

Data: 16/04/2019

Divulgação

Nesta terça-feira, 16, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o parecer que confere à Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o título de Capital Nacional do Lúpulo. O projeto de Lei é de autoria do Deputado Sóstenes Cavalcante e teve relatoria com parecer favorável do deputado Luiz Lima (PSL). O PL foi apreciado na Comissão de Cultura da casa.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, fabricando cerca de 14 milhões de litros por ano. O Lúpulo é um dos ingredientes utilizados na fabricação das cervejas e o responsável pelo amargor característico da bebida. É um vegetal originário do hemisfério norte onde a baixa temperatura e a incidência solar são propícias ao seu cultivo. A qualidade do lúpulo produzido no Brasil é baixa e a quantidade muito pequena. Assim, praticamente a totalidade do lúpulo utilizado pela indústria cervejeira nacional é importada. Porém, há diversos projetos nacionais de pesquisa e cultivo surgindo no Brasil e, nesse sentido, o município de Teresópolis se destaca no cenário produtivo. A cidade foi a primeira produtora no Brasil a ter autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para produção e comercialização de cinco variedades de mudas de lúpulo no país. Essas mudas cumpriram todo o processo de registro no RENASEM/MAPA visando garantir a identidade do material propagativo e seus atributos de qualidade para uma produção sustentável.

Em janeiro deste ano, Teresópolis recebeu, no Centro Cervejeiro da Serra, o 1° Workshop Nacional de Plantio de Lúpulo. O município também será o primeiro do  Estado do Rio de Janeiro com um novo modelo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), que planeja um laboratório para auxiliar a produção de lúpulo na cidade.

“Tenho uma relação muito próxima com a região serrana e fiquei muito feliz em relatar o projeto que agracia Teresópolis com o título de Capital Nacional do Lúpulo. É muito importante apoiarmos iniciativas que fomentam a economia, o turismo e, consequentemente, a geração de renda, empregos e impostos para os municípios. Vale lembrar que Teresópolis integra a Rota Cervejeira da Região Serrana, que reúne 23 produtores e cerca de 60 tipos diferentes da bebida". 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Covid-19: adultos são fonte de infecção mais comum que crianças

Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização

Novos dados confirmam rejuvenescimento da pandemia

Fiocruz produz 40% das vacinas contra a Covid-19 no Brasil

Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy