Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Terê Parque, um aprazível refúgio na Serra

Com uma extensa área verde, pousada proporciona momentos de relaxamento e paz

Nina Benedito

Uma das mais belas pousadas de Teresópolis, a Pousada Terê Parque foi moradia de férias da tradicional Família Guinle nos áureos tempos em que a cidade recebia visitantes ilustres para desfrutar o ar puro e clima ameno das muitas montanhas que a cercam. Anos mais tarde, o local foi adquirido por outras famílias, até que, em 2012, os novos proprietários, Willians Braga e Cintia Regine, iniciaram as obras para transformar o local em uma linda pousada que já em 2014 foi inaugurada para atender os jornalistas de grandes emissoras em um dos maiores eventos do planeta, a Copa do Mundo.  Vale destacar, que além da beleza natural do lugar, foi preservada grande parte da construção original, destacando os azulejos originais de Jorge Colaço, famoso pintor, ceramista e intelectual português, datados do ano de 1929. Eles podem ser encontrados na fonte da varanda do restaurante, onde é servido o café da manhã, no coreto da trilha do mirante e no banheiro da recepção, que ainda conta com vitral e banheira de mármore originais, onde o ceramista deixou sua assinatura. Contam que o patriarca da família Guinle mandou trazer o ceramista da Europa, especialmente para confeccionar as belas obras, e que o mesmo teria ficado em Teresópolis por cerca de um ano para completar seu trabalho. 
A pousada fica muito bem localizada, no bairro do Alto, vizinha ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o maior atrativo natural da região, próxima da Feirarte, a famosa feira de artesanato de Teresópolis e dos principais restaurantes da cidade. Conta com uma extensa área verde, onde é fácil encontrar variadas espécies da Mata Atlântica, além de flores ornamentais, o que proporciona momentos de relaxamento e paz. 
Já na entrada da pousada, uma singela fonte recepciona os hóspedes com o som das águas calmas e límpidas da serra, anunciando a tranquilidade de que irão desfrutar. Há uma bela fazendinha com animais silvestres, entre eles, lindas araras da espécie Canindé. Logan e Luna, que foram os primeiros a chegar, e Talia e Tony, mais recentes. Aos domingos é possível participar de uma visita guiada com biólogos, que ensinam mais sobre os animais e permitem que o visitante tire fotos com eles. 
Ainda sobre o tema, coelhos e galinhas permitem uma interação ainda maior com a vida no campo, além de ser um atrativo a mais para as crianças que visitam a pousada. Um laguinho com peixes e a hortinha também fazem a alegria da criançada, que pode brincar livremente em contato com a natureza. Um lindo parquinho rústico com casinha de madeira, escorrega, gangorra, balanço e uma mini trilha suspensa ficam localizados em uma área ensolarada e rodeada de árvores, onde as crianças podem brincar à vontade no gramado ou com os pés na terra ao som de pássaros. Ao lado do parquinho, um aconchegante caramanchão com uma grande mesa e bancos rústicos onde é possível realizar atividades das mais diversas, desde um piquenique ou até mesmo reunir a família ou amigos para um jogo de tabuleiro.

Muito lazer
Para proporcionar ainda mais diversão aos hóspedes, um belo salão de jogos com sinuca, totó e mesa de pingue-pongue bem ao lado da sala com lareira, onde possui uma mesa de carteado, ideal para desfrutar de um bom vinho no inverno. E para quem não abre mão de atividade física mesmo quando está descansando de férias ou em um fim de semana, a pousada oferece uma academia equipada com diversos aparelhos, onde é possível se exercitar ao som das águas que descem da cachoeira do Parque Nacional, o nobre vizinho da pousada. A vista da academia é linda e dando para a trilha do mirante e o coreto que fica dentro da propriedade. No caminho da trilha pela densa mata com vegetação nativa, podemos ouvir as águas que descem das nascentes da serra, proporcionando um sentimento de paz e tranquilidade. Ao final da trilha podemos admirar o preservado coreto com os azulejos de Jorge Colaço, também datados de 1929, com vista privilegiada das montanhas e da queda das águas cristalinas das nascentes da Serra dos Órgãos.
As suítes do Terê Parque estão preparadas para receber famílias inteiras em um mesmo espaço ou acomodadas separadamente, a pousada possui suítes para acomodação de bebês, suítes térreas e até mesmo suítes preparadas para receber pets, com uma varandinha nos fundos para maior liberdade do seu melhor amigo. As acomodações contam com toda a estrutura para o conforto dos seus hóspedes. Suítes especiais para noivas ou comemorações de bodas, que possuem banheira de hidromassagem e ofurô.

Café
Não poderíamos deixar de destacar o maravilhoso café da manhã, em estilo colonial, que é servido aos hóspedes das 08h às 10h30 pela chef de cozinha Marilene. Todos os pães e bolos são preparados de forma artesanal na ampla cozinha da pousada, destacando-se o bolo de cenoura com chocolate e o já tradicional pão de mel, que não podem faltar na primeira refeição do dia. Frutas da estação, geleias, ovos e tudo o mais para que o visitante tenha uma café da manhã delicioso e bem reforçado para que possa aproveitar bem o dia. Toda a estrutura da Pousada Terê Parque está à disposição dos visitantes e hóspedes, e tudo é carinhosamente preparado pela simpática gerente, Karla Borges, que cuida de cada detalhe para que todos tenham uma estadia tranquila e desfrutem de cada pedacinho do aprazível lugar.

Atualizações
O “novo normal” do setor do turismo e hotelaria impôs uma série de recomendações de segurança sanitária que vem sendo seguidas pela pousada a fim de garantir a segurança dos hóspedes e de toda equipe de trabalho, dentre elas a manutenção do distanciamento social, aferimento de temperatura dos funcionários e hóspedes, disponibilização de álcool gel, protocolos específicos para a limpeza dos quartos, adequação da área do café da manhã para não gerar a aglomeração dos hóspedes. A Pousada Terê Parque está localizada na Estrada do Arakém, 169, Granja Guarani. Reservas podem ser feitas pelo telefone 2642-3431 ou pelo site tereparque.com.br. O instagram é o @pousadatereparque

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE