Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Temporais fazem ressurgir o espelho d´água do Triunfo

Situação em barragem é considerada comum e pode contribuir para evitar tragédias

Marcello Medeiros

Há três semanas O DIÁRIO mostrou a situação da Barragem do Triunfo, no bairro do Caleme, depois que moradores da região se mostraram preocupados em relação a possível rompimento – diante do medo gerado pelo caso Brumadinho, em Minas Gerais. Na ocasião, encontramos o espaço quase que totalmente vazio e a confirmação da Cedae que não havia nenhum tipo de risco. Nesta terça-feira, uma surpresa gerada pela chuva forte da tarde e noite anterior: O bonito espelho d´água da antiga represa ressurgiu, visto que não houve tempo para escoamento de toda a água do temporal. Porém, segundo dados fornecidos anteriormente pela responsável pelo espaço, a Cedae, não há motivo para se preocupar. Pelo menos tecnicamente, a barragem está se comportando como esperado, segurando o grande volume d´água e liberando aos poucos. Na Tragédia de 2011, aliás, tal procedimento evitou uma catástrofe ainda maior naquele bairro.
No final do mês de janeiro, entramos em contato com a Companhia Estadual de Águas e Esgoto, que descartou riscos no sistema e lembrou que a barragem está desativada há quase uma década. Além disso, o sistema de construção e o objeto de acondicionamento, se houvesse, são muito diferentes da situação de Brumadinho. O Triunfo recebe água de pequenos rios que nascem na região da Serra de Petrópolis e descem em direção ao bairro do Caleme. Por muitos anos, a manancial de superfície foi utilizado para atender esse bairro, principalmente, e socorrer comunidades vizinhas quando necessário. Com a ampliação do sistema Rio Preto, no Segundo Distrito, o Triunfo, assim como outros pontos de captação parecidos, acabaram sendo desativados.
“No histórico temporal de 12 de Janeiro de 2011, a barragem acabou evitando catástrofe ainda maior no Caleme. Como estava vazia, segurou boa parte da água que desceria em grande volume e velocidade as principais vias do bairro – causando estragos piores do que os que já foram registrados nas residências construídas irregularmente nas margens e até dentro do pequeno rio”, destacou o jornal na edição de 02 de fevereiro.
Geralmente, fica apenas um pequeno fio d´água correndo pelo meio da antiga represa, ficando à mostra na parede do sistema de abertura e fechamento de comportas as marcas de quando ela era utilizada – com mais de 20 metros de profundidade no ponto mais alto. Extraoficialmente, apuramos que a Cedae estuda voltar a utilizar o Triunfo para a captação e distribuição do precioso bem natural. Porém, será contratada uma empresa para análise técnica em relação essa viabilidade ou para indicar, por exemplo, a desativação de forma definitiva do empreendimento de responsabilidade da Companhia. A reportagem do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Cedae para buscar um posicionamento oficial, que confirmou a possibilidades futuras para a o Triunfo.
“A barragem encontra-se desativada e mantida com as comportas abertas e não mais funciona como barragem de acumulação. A mesma encontra-se vazia. Foi constituído Grupo de Trabalho na companhia para avaliar medidas de segurança a serem adotadas e encontra-se em procedimentos de contratação de consultoria externa especializada para avaliação da barragem”, explica nota. 

Imagens publicadas pelo jornal O DIÁRIO na edição de 02 de fevereiro mostram a barragem vazia, como tem ficado geralmente. Situação atual, porém, é considerada normal

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE