Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tempestade elétrica: 90 raios atingiram o solo em Teresópolis

Em Cachoeiras de Macacu foram 1.215 entre a noite de segunda e madrugada de terça-feira

Marcello Medeiros

A tempestade que atingiu a região entre o início da noite de segunda (25) e madrugada desta terça-feira (26) causou um espetáculo da natureza – embora preocupante diante do que pode causar: O céu foi tomado pelos raios por várias horas, fazendo com que muita gente tirasse todos os eletroeletrônicos da tomada e evitasse locais com riscos de acidentes por conta das descargas elétricas. Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe, mostram que, das centenas de raios que impressionaram e assustaram os teresopolitanos, 90 atingiram o solo. Na região, o município com maior número de raios nuvem-solo foi Cachoeiras de Macacu, com 1.215 ocorrências. Em Magé foram 1.210, 955 em Guapimirim, 460 em Petrópolis e 40 em Nova Friburgo.
Um estudo desenvolvido pelo ELAT aponta que, neste verão, a incidência de raios em todo o país está sendo marcada pelos efeitos do fenômeno climático El Niño. As previsões indicam que a intensidade do fenômeno está provocando um aumento na incidência de raios nas regiões Sul (cerca de 50%) e Sudeste do país (em torno de 20% a 30%). Para uma parte do Centro-Oeste, a estimativa de aumento também é de 20% a 30%, como no caso do Mato Grosso do Sul, onde duas mortes por raios já foram registradas nesta primavera. No Mato Grosso e Goiás, a quantidade de raios poderá aumentar 10%. Por outro lado, no Norte e Nordeste do país, deve haver uma queda de 50% na incidência de raios. A primavera na região Norte já apresenta apenas 10% da ocorrência média para a região neste período do ano. O ELAT também está desenvolvendo um estudo para analisar o comportamento das mortes nas regiões brasileiras ao longo dos anos, bem como identificará novas tendências para o futuro. Os resultados serão comparados com um trabalho similar feito nos Estados Unidos e a divulgação acontecerá em março.

Residência destruída
Em dezembro do ano passado, uma residência localizada no condomínio Alto do Boa Vista, na parte mais alta do bairro da Tijuca, foi destruída parcialmente por um incêndio. Na hora que as chamas tiveram início chovia forte em vários bairros de Teresópolis, estando em curso também uma tempestade elétrica. A suspeita é que um dos raios tenha iniciado o fogo. Não havia ninguém no imóvel e houve apenas perda material. As fortes labaredas foram vistas de várias partes da cidade, com as imagens compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais. O Corpo de Bombeiros foi acionado, controlou o fogo e realizou o rescaldo e verificação de possíveis riscos. A reportagem do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV esteve nas proximidades do local para tentar apurar mais informações sobre a situação, sendo impedida de acessar o condomínio. 
O número de raios que atinge Teresópolis no período de verão geralmente é muito grande. Em 2016, por exemplo, o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel Distribuição Rio registrou a queda de 2271 raios em Teresópolis. Em todo o estado, no mesmo período, foram mais de 60 mil. Por isso, principalmente em imóveis localizados em pontos mais altos é recomendada a instalação de para-raios e outros equipamentos visando minimizar os danos causados pelas descargas elétricas. Os raios podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, existem algumas dicas importantes de segurança que alertam sobre os cuidados dentro e fora de casa durante as tempestades. 

Cuidados dentro de casa
Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; Evitar consertos de instalações elétricas; Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE