Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tecnologia, uma aliada para manter o público dos museus fluminenses

Com restrições previstas pela pandemia, exposições virtuais ganham força no estado do Rio

A tecnologia tornou-se uma aliada para renovar a forma de fazer e ver arte. Os museus do estado enfrentaram inúmeros desafios, mas mostraram que é possível manter o público investindo em conteúdos durante esse período de pandemia com atividades presenciais suspensas para evitar aglomerações.  Um dos exemplos é a mostra “Buscadores: a vitalidade da arte”, dos artistas Bruno Schmidt e Roberto Barciela. A exposição, que levou mais de mil pessoas à galeria da Casa de Cultura Laura Alvim, espaço da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), pode ser vista no canal da Fundação no YouTube. O público pode fazer a visita guiada à mostra, ciceroneada pela curadora Paloma Carvalho, pelo link: tinyurl.com/FUNBUSCA. A mesma curadora conduz uma conversa com os artistas sobre os trabalhos expostos na mostra: tinyurl.com/ENCBUSCA.

A exposição conta com 12 obras finalizadas antes e durante a pandemia. Os artistas compartilham o mesmo desejo pela arte, extraindo das ruas não só suporte físico, como também a inspiração. A dupla cria suas obras a partir de materiais do cotidiano – uma espécie de garimpo urbano, que ganham outro significado: resíduos sólidos que mostram o sentimento do poder transformatório.
A superintendente de Museus e coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo, fala sobre essa nova perspectiva no setor. – As exposições virtuais já são uma prática nos museus pelo mundo inteiro. Aqui no Brasil, apesar de não termos as mesmas condições dos países desenvolvidos, muitos museus já trabalhavam a digitalização de seus acervos, o que permitiu que as peças fossem incluídas em exposições on-line. O Museu Histórico Nacional e o Museu de Petrópolis, por exemplo, já promoviam mostras nesse formato. Com a pandemia, os museus de forma geral começaram a se empenhar nessa possibilidade de manter o público em contato com o acervo. Claro que não há nada que substitua a visita presencial, mas a exposição virtual também tem seu encantamento. Uma coisa não exclui a outra, são duas experiências – destacou.
A superintendente de Museus acredita que a opção da visita virtual é uma tendência que veio para ficar. – Acredito que praticamente todos os museus do estado avançaram bastante nesse quesito. É uma vertente que veio para ficar, mesmo depois do fim da pandemia. Afinal, uma coisa não exclui a outra. A experiência de ver uma exposição pessoalmente é insubstituível, mas a internet facilita a difusão das informações para os lugares mais distantes, desde que feita com qualidade técnica. O Museu Histórico de Campos, a Casa do Colono, em Petrópolis, e o Museu de Astronomia do Rio são exemplos de instituições que criaram belas exposições virtuais – disse Lucienne.

Superintendência de Museus
A função da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Secec) é prestar auxílio e assessoramento aos museus do Estado do Rio. Ao mesmo tempo, é o setor da Secec responsável pela formulação das políticas para os equipamentos culturais que lidam com acervos, patrimônios e memória. – Grande parte das nossas atividades é fruto de demandas espontâneas das instituições públicas ou privadas que nos chegam, principalmente pedindo orientações. Mas também atuamos formulando diretrizes para os museus fluminenses e criando instrumentos para a capacitação do corpo técnico desses lugares, como oficinas, seminários e fóruns. Estamos alinhados com a Política Nacional de Museus, gerida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – esclareceu Lucienne Figueiredo. A Superintendência está organizando o V Fórum de Museus do Estado do Rio de Janeiro, que será realizado em setembro, para discutir os desafios que a pandemia trouxe para os museus e o aprimoramento técnico do setor.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE