Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tecnologia torna-se principal ferramenta de trabalho entre advogados em tempos de pandemia

Presidente da OAB Teresópolis detalha como os profissionais do Direito precisaram se adaptar ao período

Paola Oliveira

A partir do primeiro posicionamento da prefeitura com medidas de combate à pandemia do Covid-19, o atendimento da Justiça parou suas atividades presenciais, afetando parte das demandas urgentes, porém a tecnologia possibilitou manter a continuidade do trabalho em home office, prejudicando parcialmente o rendimento do setor. “Hoje os processos já são eletrônicos e possíveis de serem atendidos. Os juízes estão trabalhando remotamente de casa, assim como os servidores. Por algumas limitações tecnológicas, de licenças, principalmente na justiça estadual, houve um pouco de prejuízo. Mas hoje os processos novos estão fluindo. Já os processos antigos, os processos físicos, de papel, esses estão realmente parados”, disse o advogado e presidente da OAB Teresópolis, Rodrigo Ferreira. 
Desde o início do isolamento social já se passaram mais de 90 dias, e a alternativa encontrada foi transformar as audiências que aconteciam presencialmente para o modelo online, como conta o advogado. “Já está havendo audiência telepresencial. É uma coisa que começou em Teresópolis e já estão sendo feitos vários processos em audiências telepresencial, mesmo que acontecendo minimamente. Nós já vínhamos imigrando para um processo virtual, tanto é que estamos com um nível bem alto de processos eletrônicos. Hoje, o que chegou de novidade foram as reuniões virtuais com clientes, com o judiciário, advocacia e audiências virtuais. Na OAB estamos fazendo treinamento virtual, essa semana, por exemplo, estamos tendo curso a noite todos os dias”, afirma Rodrigo. 
Para o advogado, os novos padrões alcançados nesse período se tornaram ferramentas de trabalho que possibilitaram uma maior administração do dia.  “São novidades que acabam sendo facilitadoras. Antes as pessoas precisavam se locomover por distancias grandes e às vezes perdendo o dia, e agora estão conseguindo fazer isso a distância, sem custo de locomoção e sem prejuízo até mesmo no convívio familiar. Isso tem sido muito proveitoso. Nós aprendemos a economizar tempo e dinheiro. A coisa acontece de uma forma muito mais fácil. Lógico que não substitui, mas nós precisamos tirar o que há de bom nesse período”. 
Mesmo com toda a comodidade apresentada pela internet, as atividades presenciais do Tribunal de Justiça já estão previstas para retornarem ainda este mês, com uma suposta data apresentada. “Agora no dia 28 começa a abrir para os funcionários e para os servidores começarem a trabalhar, porém somente para alguns, não é todo mundo. Eles vão trabalhar com o revezamento. Se nada mudar, no dia 13 de julho começa a liberar para advogados, servidores públicos e promotores de justiça entrarem no Fórum e dia 27, do outro mês, abre para o público em geral. Vai ter restrição, máscara e aferição de temperatura. Mas, já é uma esperança para as coisas começaram e voltar no mínimo de normalidade”, afirma Rodrigo.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE