Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Técnica de enfermagem morre sem atendimento

Jovem de 34 anos deixa uma filha de 5 e áudio relatando sua dor e o mal atendimento

Técnica de Enfermagem recém formada, Monique Magalhães, de 34 anos, residente no bairro dos Pinheiros, morreu na manhã desta segunda-feira, 18, vítima de coronavírus. Mãe de uma menina de 5 anos, a jovem sofreu da doença em casa por duas semanas, desde quando procurou o ginásio Pedrão, com suspeita de covid-19. Com tosse e dificuldades para respirar, ela chegou a ir à UPA quatro vezes, voltando de lá sem fazer o teste. Em áudio, á coluna, Monique tinha relatado a dificuldade de atendimento:

– Há uns quinze dias eu passei mal, com falta de ar e tosse, e fui pro Pedrão, achando que era coronavírus. Lá disseram que eu não tinha nada e voltei pra casa. A dor continuou e fui na Upa, onde fiz exames de urina e de sangue. Deu tudo bom, fiz raio x também, e os médicos disseram que eu podia ir pra casa porque não tinham certeza se era o virus”, relatou. Ainda segundo Monique, “Essa parada de teste é tudo mentira. Ffui quatro vezes na Upa. Ir no Pedrão fazer o que, me mandaram pra casa e eu estava muito mal quando estive lá. Eu fiz de tudo, mas ninguém me dá certeza, acho que é covid mesmo, estou com uma dor insuportável no corpo e a falta de ar é demais, uma coisa terrível”, relatou Monique em áudio feito no final de semana.

Na manhã desta segunda-feira, a dor e a falta de ar pioraram e jovem foi levada às pressas para a Upa, de onde foi transferida, quando foi constatado, finalmente, o coronavírus. Antes de ser entubada, morreu. “Os amigos, agora, estão tentando conseguir o exame para a sua filha, de apenas 5 anos, que conviveu com ela nesses dias e pode ter pego a doença”, informa a vizinha Fabiane Gasparelli, que a conhecia bem.

Números desta segunda-feira, do Boletivm Coronavirus informam 13 óbitos, 526 casos de coronavirus confirmados, mais 171 suspeitos e 9 óbitos suspeitos. Segundo a prefeitura, existem 42 internados, 23 em leitos clínicos e 19 em leitos UTI, 18 deles entubados.

Perguntada sobre o caso, a prefeitura fez relato do suposto atendimento à vítima e mandou Nota à Redação:

NOTA DE PESAR E ESCLARECIMENTO SOBRE O FALECIMENTO DA TÉCNICA EM ENFERMAGEM MONIQUE MAGALHÃES

A Prefeitura de Teresópolis lamenta profundamente o falecimento da técnica em enfermagem Monique Magalhães, moradora de Teresópolis, voluntária no combate à COVID-19, falecida nesta segunda-feira (18) na UPA Teresópolis. Sobre o caso, a Prefeitura esclarece:
– A paciente deu entrada na UPA Teresópolis no dia 6 de maio de 2020 com queixa de mialgia (dor muscular), sem febre. Conforme protocolo, a paciente estava assintomática para COVID-19 e foi encaminhada para a residência orientada a retornar caso tivesse outros sintomas.
– No dia 12 de maio, a paciente compareceu ao Centro de Atendimento 24h contra o Coronavírus no Pedrão, onde foi atendida, passou por análise clínica e foi encaminhada para UPA. Na unidade de pronto-atendimento, relatou dor lombar e tosse. Negou febre, náuseas, vômitos ou outros sintomas associados. Foram realizados o exame de sangue e raio X e todos estavam normais.A paciente foi medicada para dor, liberada e orientada para retorno caso houvesse sintomas agravados.
– A paciente não foi testada para COVID-19 porque para o teste ter resultado confiável é preciso ter pelo menos 7 dias de sintomas.
– Na noite do dia 17 de maio, por volta das 22h, o Serviço de Atenção Domiciliar recebeu um áudio da paciente de que não estava se sentindo bem.
– No dia 18, a equipe foi à residência da paciente onde encontrou familiares já levando a paciente para a UPA, onde a paciente chegou com parada cardiorrespiratória e veio a óbito.
A Prefeitura de Teresópolis reforça o compromisso de todos os profissionais de Saúde do município com o combate à pandemia e com a vida. A Secretaria de Saúde está à disposição da família para todos os esclarecimentos, disponibilizando prontuário e laudos dos exames.
A Prefeitura mais uma vez lamenta o falecimento da Monique, uma guerreira de farda branca, que se doou para a causa do combate à COVID em Teresópolis e que, com certeza, ajudou a salvar muitas vidas exercendo sua profissão.

 Matéria atualizada as 22:20 para incluir a nota de esclarecimento da Prefeitura de Teresópolis

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE