Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tech4me quer despertar a vocação em TI desde o inicio do processo educacional

Startup nascida na Alterdata cria Centro de Educação em tecnologia e inovação com métodos inovadores de aprendizado

Anderson Duarte

O uso da tecnologia revolucionou diversas áreas do conhecimento, na verdade quase todas, mas na Educação esse processo tem se mostrado ainda mais relevante e emergente. Mas, todo esse crescimento do setor não tem sido proporcional à capacitação da mão-de-obra do brasileiro, espaço esse que a empresa Tech4me quer aproveitar e despertar a vocação na área de Tecnologia e Informática desde o inicio do processo educacional. A Startup nascida na Alterdata Software criou um Centro de Educação em tecnologia e inovação com métodos inovadores de aprendizado e quer transformar a realidade de muitos jovens teresopolitanos. Nesta terça-feira, 30, o CEO da empresa, Cristian Torres, esteve nos estúdios da DIÁRIO TV para explicar um pouco do funcionamento e da ideia de lançar a novidade no mercado. A proposta da Tech4me é levar a formação em diversas e variadas tecnologias aos mais diferentes públicos, do jovem estudante em seus primeiros passos na formação educacional, até os mais experientes, e que vem as inovações tecnológicas como verdadeiras barreiras.
O crescimento do setor de Tecnologia da Informação no mundo é espantoso, com números impressionantes, tanto na expansão econômica e no uso de novas tecnologias, como também no crescimento da exportação de serviços tecnológicos. Mas em todo esse universo de expansão e crescimento as empresas encontram uma barreira a ser transposta, ou seja, a falta de mão de obra especializada. Para Cristian, no setor de TI a mão de obra qualificada é essencial para a empresa, mas a Tech4me quer despertar muito mais que apenas essa qualificação, mas sim fazer florescer vocações reais entre os jovens, bem como a inclusão dos que não se sentem pertencentes ao mundo tecnológico que vivemos. “Imagine ter a liberdade de poder alimentar suas próprias redes sociais e utilizar aplicativos essenciais como os dos bancos e de trocas de mensagens no caso dos idosos, ou até desenvolver seu próprio aplicativo ou game no caso dos mais jovens, passando por todas essas possibilidades, a empresa quer propagar esse envolvimento o quanto antes. Como a tecnologia é ágil, também assim deverá ser o processo de educação e formação, afinal sempre estão surgindo novos conhecimentos e desafios. Claro que com uma mão de obra capacitada para cumprir as exigências do mercado, o setor de TI tende a se tornar cada vez mais forte, contribuindo para o fortalecimento das empresas e maior geração de emprego no país”, explica Cristian.
De acordo com Torres, as principais competências exigidas pelo mercado internacional são trabalhadas nas aulas da Tech4me, que estimulam o pensamento computacional, a criatividade e a lógica dos alunos de um jeito inovador. “Para formar os profissionais do futuro, é preciso investir no presente. Nascemos em 2018 como uma startup da Alterdata Software, que como uma das cinco maiores empresas de tecnologia do Brasil, tendo, atualmente, mais de 300.000 sistemas em operação, também enfrenta o problema da falta de mão-de-obra especializada. Nos definimos como um centro de educação em tecnologia e inovação, com cursos voltados aos que buscam uma capacitação profissional baseada em métodos inovadores de aprendizado. Nossa metodologia tem por objetivo preparar alunos para um mercado em que serão cada vez mais utilizados recursos tecnológicos, como robôs e inteligência artificial, além de desenvolver habilidades para a vida. Assim, muito mais que uma escola, buscamos ser um instrumento de inclusão digital e desenvolvimento técnico e intelectual para todas as gerações”, explica Torres.
“A geração atual já nasce inserida num mundo digital de modo que, a dissociação da vida pessoal, acadêmica e profissional das novas tecnologias torna-se improdutivo, inviável e sem sentido. Aplicando conceitos fundamentais da computação, desenvolvemos e aprimoramos, de forma lúdica, divertida e para todas as idades, as competências que definem a formação do novo profissional digital. O trabalho com a parte de tecnologia é interdisciplinar, então o aluno precisa estar envolvido e atento também na escola. Isso ajuda na concentração, no raciocínio lógico, na própria linguagem, e é um trabalho normalmente desenvolvido em equipe, então isso reflete na vida pessoal deles e até nas responsabilidades que eles precisam ter no futuro e na própria escola", diz.

– Equipe Tech4me representa Teresópolis na Olimpíada Brasileira de Robótica

A Equipe Tech4me é um dos times que vai representar Teresópolis na Olimpíada Brasileira de Robótica, que é a maior olimpíada de robótica da América Latina. Ela tem como objetivo identificar jovens talentos e estimular o conhecimento das carreiras em ciência e tecnologia, além de incentivar debates sobre a educação no Brasil. A competição é cheia de desafios que serão enfrentados por robôs programados pelos próprio alunos, que já estão treinando duro por muitas semanas para alcançar o melhor resultado. A Tech4me oferece aulas de robótica e programação baseadas em métodos inovadores de aprendizado, com objetivo de preparar alunos para o mercado e desenvolver habilidades essenciais para suas vidas.
Foram selecionados alunos com excelente desempenho e dedicação no aprendizado de novas tecnologias na área de programação e robótica e foram feitos treinamentos gratuitos de preparação para as olimpíadas. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) a nível regional, estadual, nacional e internacional. As equipes recebem vários desafios, como resgatar vítimas em um cenário com diversos obstáculos, onde o robô autônomo, desenvolvido e programado pelos próprios alunos, terá a missão de fazer isso sozinho.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE