Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

TCE-RJ adia edital de R$ 33 milhões em Petrópolis

Em Teresópolis, ação popular contra o prefeito vai para Vara Tributária

Wanderley Peres

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou, em sessão plenária realizada quarta-feira (30/10), o adiamento do edital de pregão para registro de preços para a execução de serviços de ampliação do parque de iluminação pública do município de Petrópolis. O certame, com valor estimado em R$ 33.963.651,88, seria realizado dia 15 de outubro.
Após a primeira análise do edital, o TCE-RJ comunicou ao prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, 27 providências que devem ser tomadas para o conhecimento da concorrência. Além de manter adiada a licitação, a Corte de Contas pediu justificativas para a realização do certame por meio de pregão e para a pertinência da utilização do sistema de Registro de Preços.
O relator destacou que o jurisdicionado deve apresentar as cotações utilizadas nas pesquisas de mercado que deram origem aos valores estimados. "O gestor deverá ampliar as pesquisas de mercado realizadas para a determinação do preço unitário estimado de todos os itens de custos orçados, com consulta ao maior número possível de fornecedores, ao mínimo de três, e incluindo a adoção, por exemplo, de ferramentas de tecnologia da informação, com o intuito de obter fiel estimativa de preço médio de mercado do objeto a ser licitado", destacou o relatório.
O TCE-RJ também solicitou à prefeitura de Petrópolis que faça a adequação dos quantitativos pretendidos com a comprovação de toda a documentação que demonstre a demanda provável da administração.
Enquanto Petrópolis investe valor equivalente a quase 10% do orçamento do nosso município na rede de iluminação pública, em Teresópolis a prefeitura nem caminhão e lâmpadas consegue comprar. Embora o prefeito tenha aumentado em cerca de 300% a Contribuição de Iluminação Pública, a prefeitura não está nem trocando lâmpada mais, e a cidade voltou a ficar às escuras.
Essa semana, aliás, o juiz Mauro Guitta, da Segunda Vara Cível, deu andamento da ação popular proposta pelo vereador Leonardo Vasconcellos, direcionando à Vara Tributária Especializada, que agora será responsável pelo julgamento da ação proposta, onde está apontada a possível ilegalidade no aumento decretado pelo prefeito de Teresópolis na Contribuição de Iluminação Pública – CIP.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE