Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Take Home Care: Atendimento economicamente viável sem sair de casa

Empresa local investe em serviços de saúde diferenciados e com valores acessíveis

Nina Benedito
@ninabenedito

O Home Care, que traduzindo do inglês significa “cuidados em casa”, surgiu primeiramente nos Estados Unidos em 1947, no período pós-guerra, com a necessidade dos familiares de cuidar dos seus doentes em casa. Foi quando várias enfermeiras se reuniram e passaram a atender e cuidar dos pacientes nas suas residências. Mas foi somente na década de 1960 é que este movimento tomou mais vulto e a ideia da “deshospitalização precoce” começou a ser levada a sério. Após essa fase inicial, houve a inserção dos profissionais especializados para esse cuidado e hoje é internacionalmente uma importante alternativa no tratamento de pacientes pela significativa relação de otimizar o custo-benefício. Em Teresópolis, a empresa Take Home Care se especializou nesse tipo de serviço. Voltado para pacientes com doenças crônicas, com sequelas neurológicas, geriátricos, acidentados, recém-nascidos prematuros, deficientes físicos e mentais, deficientes renais e todos os casos em que a reabilitação for de longa permanência e dependência ou para cuidados parciais, temporários ou ainda permanentes. Além desses casos, outros de menor intensidade ou condutas como consultas domiciliares de Enfermeiro ou Médico.
Em recente participação no programa “Rafaella Pedra”, na Diário TV, o empresário Júnior Andrade, um dos sócios da empresa Take Home Care falou sobre  os serviços oferecidos. “O nosso trabalho é cuidar das pessoas. A empresa existe há mais de quatro anos e tem como foco cuidar da saúde das pessoas em domicílio. Em tudo que envolve esse tipo de atendimento, a Take Home Care está presente. Nós temos recursos para atender e para todo o segmento em qualquer patologia, desde uma urgência a uma emergência”, explica o empresário. “Tem sido muito frequente casos de crise de ansiedade por exemplo. A gente faz uma avaliação, conversa com a pessoa e direciona para um profissional. Esse profissional vai até a residência do paciente e faz uma prévia e o direcionamento se pode resolver em domicílio ou se precisa encaminhar para uma unidade hospitalar”, exemplifica. 

Acompanhamento de idosos e toda a família
A Take Home Care possui ambulância, medico 24 horas à disposição em todos os seguimentos e enfermeiros capacitados.  Outro serviço muito procurado é o de acompanhamento de idosos em diversas situações. “A família que precisava viajar no fim de semana, por exemplo, e quer que alguém fique com aquele familiar por causa da idade avançada ou de alguma comorbidade, a gente disponibiliza o profissional e ele fica com o familiar o tempo que a família precisar ficar fora”, explica. “O Home Care, muitas vezes é tachado como ‘colocar profissionais para cuidar do idoso’, contudo, o nosso trabalho vai mais além, ele cuida do idoso, da criança, cuida de toda a família. Se você acorda de manhã com mal estar, passando mal, basta ligar para Take Home Care, a gente vai entender pelo telefone o que está acontecendo e muitas vezes, a pessoa não quer sair de casa”, ressalta Junior.

Protocolo da Covid-19
“Logo no início da pandemia, eu e o Rodrigo Couto, meu sócio,  implantamos um protocolo de Covid em domicílio, em que a pessoa acionava a empresa, os profissionais iam até a casa da pessoa, fazia a avaliação, encaminhava para tomografia se fosse o caso para diagnosticar o caso, e tratava em casa, mesmo que o paciente precise de oxigênio, a Take Home Care disponibiliza, além do suporte médico e de enfermagem. A pessoa fica isolada em casa, faz a oxigenioterapia se for preciso, mais o protocolo para a Covid  e com o médico dando assistência, enfermeiro, técnico de enfermagem na residência, sem precisar sair de casa, a não ser que venha a acontecer um agravo que fique fora da rotina que a gente possa cuidar em casa, aí a pessoa é levada para o hospital, mas se puder resolver em casa, vai resolver”, ressalta. 

Os cuidados com idosos 
No caso da viagem que a família quiser levar o idoso, a Take Home Care pode disponibilizar o profissional de saúde para acompanhar esse paciente, além de ter todo o aparato de transporte para cadeirantes. “Nada mais justo do que fornecer esse suporte com o melhor cuidado para os nossos idosos. É muito comum também, o idoso que mora ou está sozinho e o vizinho sinaliza que algo está acontecendo. Teresópolis é uma cidade de idosos, muitos moram sozinhos e não tem a quem recorrer. O idoso que precisa ir ao médico, por exemplo, três vezes na semana, a gente pode realizar esse acompanhamento, se alguém precisar de um psicólogo ou ainda um psiquiatra, clínico geral, obstetrícia, enfim, todo o seguimento de saúde”, enfatiza.

Caso de mal estar
“Muitas vezes a pessoa passa mal, a pressão baixou, por exemplo, e ela corre para o hospital, chegando lá pode acontecer de a demanda estar muito grande de pacientes com uma patologia muito mais grave. Liga pra Take Home Care, o médico irá até você, vai identificar e vai resolver o problema. O cuidado pode ser parcial, temporário ou permanente e hoje em dia, muitas patologias podem ser cuidadas em casa, mas tem que ter o profissional para fazer aquele trabalho específico”, finaliza Junior Andrade.
A Take Home Care está localizada na Avenida Delfim Moreira, 266 – sala 703 – Ed. Trade Center na Várzea.  Telefones: (21) 2641-4250 e (21) 97108-8070. No Instagram: @takehome.care

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE