Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Superação: De Teresópolis a Aparecida de bicicleta

Atletas locais pedalam mais de 300 quilômetros em menos de 10 horas

Marcello Medeiros

Que Teresópolis é a Capital Nacional do Montanhismo já é quase senso comum, ou pelo menos deveria ser, visto que basta mirar os olhos para qualquer lado e admirar o grande número de montanhas da região, que compõem cenários únicos e cobiçados por aventureiros do mundo inteiro. Porém, além de atletas que vêm se destacando nesse esporte ao longo das últimas décadas, nosso município também tem muita gente literalmente “correndo atrás” para sobressair em outra modalidade esportiva, o ciclismo. Não é difícil perceber que, diariamente, é grande o número de pessoas circulando em duas rodas em ruas, avenidas, estradas e até trilhas. Nas “mountain bikes” ou “speeds”, os ciclistas têm treinado forte e se destacado em diversas competições ou, ainda, em desafios cada vez mais impressionantes. Um desses exemplos ocorreu no último fim de semana, quando os atletas Ailson Marques e Ronald Guarilha pedalaram de Teresópolis a Aparecida, em São Paulo, “em uma puxada só”. Foram 316 quilômetros, percorridos no tempo de 9:44 minutos.
Usando “speeds”, comumente conhecidas como bicicletas de estrada, “de pneu fino”, a dupla saiu da região central às 3h30, atravessou Teresópolis em direção ao Soberbo e desceu a Serra. Da BR-116, os ciclistas passaram para o Arco Metropolitano e depois para a rodovia Presidente Dutra, pedalando forte até desclipar dos pedais na grande Basílica de Aparecida. Para conseguir realizar esse tipo de desafio, é preciso treinar – e bastante. “Os treinos durante a semana são muito fortes e, aos sábados, rodamos em média 150 quilômetros”, explica Aílson. Depois de concluir a pedalada com sucesso, a dupla segue os treinos para a próxima empreitada: Teresópolis x Guarapari, no dia 25 de abril, quando serão pecorridos 420 quilômetros.

Mundial de MTB em Petrópolis
A União Ciclística Internacional (UCI) confirmou que o Brasil receberá em 2022 uma etapa da Copa do Mundo de Ciclismo Mountain Bike (MTB). O evento ocorrerá entre os dias 8 e 10 de abril em Petrópolis. A organização será da CIMTB Michelin, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Além de todas as entidades esportivas envolvidas, Henrique Avancini foi fundamental para a concretização do sonho de trazer a elite do esporte para o Brasil. Avancini ganhou em 2020, pela primeira vez, uma prova de Cross Country Olímpico na Copa do Mundo de Mountain Bike e é o líder do ranking mundial da UCI. Há pelo menos quatro anos, ele trabalhava para concretizar esse sonho.  Além disso, o torneio será realizado na cidade natal do campeão e na própria pista na qual ele treina quando está no Brasil. “Trazer uma etapa da Copa do Mundo para o Brasil é uma conquista enorme. Existia um desejo de muitas pessoas envolvidas no esporte, organizadores, todo o mercado, e esse desejo começou vir também por parte da União Ciclística Internacional (UCI) e da Red Bull TV, que é quem transmite a Copa do Mundo. Isso pela demanda e aceitação que o Brasil tinha com a modalidade, então esse interesse do Brasil, essa afinidade que o País tem com o mountain bike foi um dos principais fatores para que esse projeto começasse a tomar vida”, explicou Avancini à equipe de assessoria de imprensa. 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE