Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sobrevivente da Tragédia de 2011 é destaque no Jiu-Jitsu

Jovem atleta de Teresópolis vence grandes competições nos Estados Unidos

Marcello Medeiros

Enquanto a “gestão municipal” se preocupa em trabalhar apenas uma suposta identidade relacionada à produção de lúpulo, deixa de valorizar outras potencialidades de Teresópolis, como o turismo ecológico e a veia esportiva – entre tantas outras. Em uma das artes marciais mais praticadas da atualidade, por exemplo, nosso município é uma das grandes referências. São diversos casos de atletas de Jiu-Jitsu que se destacam mundo a fora, levando orgulhosamente o nome do município mesmo sem nunca ter recebido qualquer incentivo de gestores públicos. Um desses exemplos de destaque é o jovem Juan Cleber, atualmente morador da Califórnia, nos Estados Unidos. Nascido e criado no Loteamento Féo, sobrevivente da Tragédia de 12 de Janeiro de 2011, ele descobriu na “arte suave” uma maneira de superar as adversidades e, atleta dedicado, vem conseguindo excelentes resultados nas competições realizadas na terra do Tio Sam.
Antes de mudar para os EUA, Juan residia na Vila Muqui, bairro de onde conseguia avistar as marcas feitas na maior catástrofe ambiental do país no bairro onde por muito pouco não perdeu a vida. Descobriu o Jiu-Jitsu na conhecida academia Pit-Bull, onde cresceu no esporte e se interessou pelas competições. E foram os bons resultados nos tatames de várias cidades e até outros estados brasileiros que proporcionaram uma mudança de vida no exterior.


“Hoje continuo na academia Pit-Bull, mas fora do país. Continuo competindo e hoje em dia em eventos maiores, com um alto nível de competidores. Minhas últimas competições foram o Us Open – Fight to Win (que é uma competição de lutas casadas, no qual somente lutadores convidados podem participar), o NAGA (um campeonato bem conhecido pelo mundo e de nível bem alto, onde muitos desejam conquistar o cinturão), entre outros. Nos dias 13 e 14 de abril lutei o San Jose Open, um campeonato de nível super alto com atletas campeões mundiais nas chaves e tudo mais. No dia 13 foi a modalidade Jiu-Jitsu de kimono, e no dia 14 a modalidade sem kimono. Em todos esses campeonatos eu me sagrei campeão. Inclusive, no dia 13 eu ganhei de um atleta renomado no esporte, finalizando com uma chave de joelho e chocando muitas pessoas”, relata o jovem Juan.
O teresopolitano tem dedicação diária e intensa ao esporte, objetivando participar de outros grandes eventos nos Estados Unidos, carregando sempre o nome de Teresópolis. E, a cada vitória, sonha também com um reconhecimento e maior investimento no município onde nasceu. “Levo sempre comigo o nome da minha cidade, utilizando a ferramenta Jiu-Jitsu para abrir portas”, enfatiza o atleta.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE