Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sobe para 13 o número de casos de sarampo confirmados em Teresópolis

Secretaria de Saúde está investigando outras 26 ocorrências registradas no município

Em nota divulgada no final da tarde desta quarta-feira (26), através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a secretaria de Saúde de Teresópolis informou que registrou, até o momento, 39 casos suspeitos de sarampo no município. Desses, 13 tiveram confirmação laboratorial e os outros 26 casos seguem em investigação pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE). “A maioria se refere a pacientes que estiveram em municípios do Estado com histórico de transmissão da doença. Após a visita, esses pacientes retornaram para a cidade com sintomas e sinais da patologia. Os exames desses pacientes foram coletados e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ). Não há, até o momento, nenhum caso considerado grave ou óbito pela doença”, explica a pasta.
Ainda segundo a secretaria de Saúde, todas as medidas profiláticas e de orientação quanto à vacinação foram realizadas e todas as medidas de bloqueio vacinal para a doença têm sido tomadas. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema (vermelhidão em pele) e em até quatro dias após.
Apesar da campanha de vacinação contra o sarampo estar focada na população de seis meses a 59 anos, os postos de saúde estão abertos para as pessoas em qualquer faixa etária, principalmente até 59 anos, que não tenham esquema vacinal completo. O esquema vacinal está completo, quando a pessoa já tomou duas doses da vacina após um ano de idade. Quem não tiver essas duas doses tomadas após um ano de idade não está completamente protegido, e deve ser avaliado no posto de saúde mais próximo de sua residência e, eventualmente, receber uma dose adicional. “As pessoas que não sabem ou não conseguem avaliar se tem o esquema vacinal completo, devem de posse de sua caderneta de vacinação, comparecer ao posto mais próximo para que um profissional de saúde daquela localidade avalie a necessidade ou não de complementar a dose”, destaca a Saúde.
Diante da situação epidemiológica do sarampo no mundo e devido à intensa relação comercial e turística com países que ainda mantêm circulação viral – que deixam o Estado de Rio de Janeiro em alerta permanente para o risco de importação de casos –, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, orienta a intensificação das ações de vigilância epidemiológica do sarampo.  As ações de imunização que foram realizadas mostraram-se eficientes, considerando o volume de pacientes e comunicantes vacinados e o envolvimento de todas as unidades de saúde nesse processo de prevenção de doenças imunopreveníveis.

Campanha
As vacinas do Calendário Nacional de Imunizações permanecem disponíveis nas Unidades de Saúde do município. Nesse momento, dada a ação imediata da DVE e a vacinação intensificada, há uma situação de normalidade em relação aos casos de sarampo em Teresópolis. Até 07 de março, quando ocorrerá o segundo dia D de vacinação para o sarampo, todas as unidades básicas permanecem vacinando, acorde ao previsto no Calendário Básico de Imunização da Criança/Adolescente, do Adulto e Idoso. Informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Júlio Rosa, 366, ou através do telefone 2742-9883, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE