Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sindicato dos Bancários alerta para afrouxamento das medidas sanitárias

Mais uma agência registrou contaminação de funcionário pela Covid-19 e precisou ser fechada

Luiz Bandeira

A agência do Banco Itaú 0807, na Avenida Delfim Moreira, 296, não permitiu a entrada de clientes nessa terça-feira, 18, por conta da contaminação de um funcionário por Coronavírus. Não temos informações sobre o estado de saúde da pessoa infectada, mas soubemos que este foi o terceiro caso de bancário infectado em uma semana, e, que não houvesse outras contaminações, a agência ficou fechada ao público e poucos funcionários foram vistos trabalhando no local. No início da tarde estivemos no Sindicato dos Bancários de Teresópolis para obter informações sobre medidas sanitárias adotadas pelos bancos. A equipe do Diário foi recebida pelo Presidente, Claudio Mello, que demonstrou preocupação. “Está muito preocupante o agravamento da situação da contaminação ele está se dando desde o final do ano passado. O que a gente tem visto é que infelizmente grande parte da população que tem frequentado às agências bancárias, não está indo, por exemplo, no hall eletrônico devidamente protegido, muitos estão indo sem máscaras, não estão guardando o distanciamento social, várias vezes a gente consegue ver no hall social aglomeração”, denuncia.
O sindicalista diz que não há mais o controle nas entradas no setor dos caixas eletrônicos, como havia antes. “No ano de 2020 e 2021 nós tínhamos um controle inclusive pra entrar no hall eletrônico, que era feito pelos bancos. Agora parece que a pandemia acabou, porque parou de se fazer isso e aí as pessoas estão entrando no hall eletrônico sem máscara, estão aglomerando no hall eletrônico, e é muito preocupante principalmente nos dias de pagamento dos aposentados, por exemplo, no dia do pagamento dos funcionários públicos da prefeitura, porque existe uma presença maior nas agências bancárias”, frisou Claudio Mello. 
O presidente do Sindicato dos Bancários também contabilizou as baixas no setor por conta de infecção por Coronavírus. “Nós queremos alertar essas pessoas. Nós hoje estamos com uma agência do Itaú fechada, os colegas estão adoecendo, nós temos mais de 90 bancários contaminados desde o início da pandemia, nós tivemos óbito em Teresópolis, um colega de 40 anos de idade da Caixa Econômica, nós temos vários colegas ainda afastados do trabalho com sequelas, então é muito preocupante”, alertou Claudio.

Serviços digitais e atendimento eletrônico
Para que não haja o fechamento total das agências bancárias, Claudio Mello entende que quanto menos se for às agências, mais segurança para todos. “A gente quer pedir aos clientes usuários, quem puder resolver os seus serviços bancários através dos serviços digitais é prudente que o faça, quem não puder deixar de ir a agência que vá, mas mantenha o distanciamento, use máscara, use álcool gel, porque a gente está caminhando, provavelmente pro fechamento de todas as agências do município, isso já aconteceu em outra cidade, e aí todo mundo vai ter que se virar com os canais digitais, então pra que a gente não chegue a esse ponto, o que a gente orienta é quem puder fazer as operações no fim de semana no caixa eletrônico, faça. Quanto menos aglomeração nas agências bancárias mais segurança a gente vai ter”, pediu.
 
Instituições financeiras economizam
O Presidente do Sindicato dos Bancários garante que às instituições financeiras continuam lucrando como no período pré-pandemia, mas agora parecem querer economizar nas medidas de proteção aos funcionários, como aponta Claudio Mello. “Nós estamos cobrando dos bancos que façam a troca das máscaras fornecidas aos funcionários, pelas que protegem como PFF-2 e a N-95, além de outras medidas. A gente notou que os bancos nos anos de 2020 e 2021 quando era detectado um caso positivo na agência, contratava uma empresa especializada pra fazer a higienização do local e alguns bancos, por economia estão colocando os próprios funcionários da firma terceirizada, que já presta o serviço de limpeza diário, pra fazer a higienização e a gente acha isso uma temeridade. A gente está reivindicando junto aos bancos que volte a usar os serviços das empresas especializadas para fazer essa higienização, porque dessa forma os bancos estarão contribuindo para que não se dissemine cada vez mais essa variante que é preocupante, a saída é coletiva cada um tem que fazer a sua parte pra gente se livras desse pesadelo”, pontuou. 

Banco do Brasil exige passaporte vacinal
Desde o ano passado o banco do Brasil passou a exigir a comprovação do esquema vacinal completo para permitir a entrada nas agências do banco federal. No cartaz colocado na entrada da agência, a instituição invoca lei municipal 4.330 de dezembro de 2021 para justificar a medida. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE