Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sicoob oferece crédito e orientação financeira

O Diário visita cooperativa que escolheu Teresópolis para ampliar negócios

No final do ano passado nossa equipe cobriu a inauguração da primeira agência da Cooperativa de Crédito Sicoob em Teresópolis. Esta semana, visitamos o local e conversamos com a gerente Regina Esther Faria para conhecer um pouco mais sobre o empreendimento. Além disso, como no início do ano a maioria das pessoas começa a fazer as suas metas, pedimos para a gerente algumas opções que o Sicoob oferece para aqueles que querem chegar ao final de 2020 com os objetivos cumpridos.
Regina explica que o segredo é o acompanhamento. O primeiro passo é ter as metas bem definidas e fixadas na mente. Depois é preciso colocar no papel, verificar o que é alcançável durante o ano e o que vai precisar de mais tempo para ser realizado. “Para fazer o sonho virar realidade, as metas precisam ser divididas em metas menores, submetas, para serem acompanhadas. Pode ser um acompanhamento mensal ou trimestral, o importante é supervisionar o seu desenvolvimento e comemorar os avanços atingidos a cada fase. Isto valoriza o esforço e evita um desânimo repentino”, acrescentou. 
O Sicoob possui um aplicativo especial para a gestão das finanças pessoais “Sicoob Minhas Finanças” que auxilia neste processo, é um aplicativo gratuito para a administração e gestão da vida financeira. Ele oferece funcionalidades para deixar essa tarefa mais simples no dia-a-dia. O aplicativo é para qualquer pessoa que queira fazer a gestão de suas finanças pessoais. O associado do Sicoob tem funcionalidades exclusivas que permitem a centralização de todas as receitas e despesas no aplicativo, além da gestão em tempo real dos gastos com cartão de crédito.
Na área de investimentos, que é uma prática bem rara entre os brasileiros, a gerente alerta que investindo, ao invés de você pagar juros, você recebe e garante uma rentabilidade acima da média. Quem investe aumenta as suas chances de realizar seus planos e metas, para moldar um futuro melhor. Além de ser uma oportunidade de se preparar para a velhice e dificuldades que possam vir futuramente, como uma doença, ou, até mesmo, uma crise econômica.
Quando perguntamos sobre a diferença entre investir em cooperativas ou bancos normais, Regina explicou: “A cooperativa não possui clientes, como em um banco tradicional, mas cooperados, que são como donos da cooperativa dividindo os lucros e participando ativamente das decisões, por meio das pré-assembleias. Além de estar por dentro de toda a estrutura da instituição financeira, o investidor pode contar com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, que funciona para as cooperativas de maneira similar ao FG, Fundo Garantidor de Crédito, para os bancos e garante o seguro de até R$ 250 mil reais”.

Linhas de investimento
O Sicoob possui três linhas completas de investimento. A primeira é o Recibo de Depósito de Crédito, o RDC. , O cliente também pode escolher a melhor opção para o seu perfil de investidor: RDC Curto, para quem sabe o prazo de resgate do dinheiro, ou RDC Longo, para quem deseja fazer resgates parciais dos seus recursos. Quanto maior o investimento, maior o rendimento, que tem liquidez e rendimento diários. O prazo de investimento, também, é maior que nos bancos, pois oferecemos até cinco mil dias para incidir no imposto de renda.
A segunda linha é voltada para o setor rural. A Letra de Crédito do Agronegócio, conhecido como LCA, é uma opção de baixo risco com rentabilidade superior a outras aplicações. Nesta modalidade, o investidor tem isenção de Imposto de Renda e IOF para Pessoas Físicas; Maior rentabilidade em relação à outras aplicações de renda fixa; além de não pagar taxa de administração.
A última é a tradicional poupança, ideal para quem quer aprender os primeiros passos do investimento. Você ainda pode programar suas aplicações e resgates com a função Poupança Programada Sicoob, tendo a certeza da realização dessas transações nas datas desejadas. Além disso, no Sicoob você também pode ensinar seu filho a poupar, abrindo uma Poupança Kids para ele. São muitas as opções de aplicação e investimentos da cooperativa. Para quem deseja tirar dúvidas ou abrir contas, o Sicoob Teresópolis está na Avenida Feliciano Sodré, 246.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE