Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Setor hoteleiro de Teresópolis já registra grande procura após liberação

Expectativa é realizar uma retomada segura e gradual para voltar a fazer o turismo local crescer

Após a tão aguardada liberação para voltarem a funcionar, os hotéis de Teresópolis já estão registrando grande procura de turistas. A autorização para o funcionamento de hotéis, pousadas e pensões foi dada através do Decreto Municipal publicado na última terça-feira, 14, exigindo ainda que os estabelecimentos tenham que cumprir regras sanitárias específicas para a prevenção contra o contágio pelo novo coronavírus. Retornar ainda durante a pandemia será um grande desafio para todos, porém o Teresópolis Convention & Visitors Bureau garante que o setor já estava preparado e adaptado para a nova realidade.
“Os hotéis agregaram ainda mais protocolos do que os que são exigidos para garantir a segurança de todos. A gente já vinha trabalhando em conjunto visando a retomada e estamos pronto para receber os turistas. Os hotéis já estão com demanda, alguns com praticamente lotação máxima para este final de semana, isso é muito bom pela percepção de Teresópolis ser uma cidade segura inclusive na questão de saúde. Trabalhamos nessa parte de fiscalização, orientação e educação dos associados e do público que nos segue nas redes sociais sobre essa questão de cuidados com a saúde”, explicou Maurício Weichert, diretor do TC&VB.
Quem vier visitar Teresópolis neste período de acesso controlado devido às ações de combate ao Covid-19, terá que apresentar o comprovante de reserva quando for passar pelas barreiras sanitárias nas entradas do município. De acordo com a prefeitura, somente com essa comprovação documental do agendamento de hospedagem é que será autorizado o acesso.  
Em um primeiro momento que ocorreu em junho, os hotéis só estavam recebendo pessoas que moravam em Teresópolis, quem fosse proprietário de imóvel no município ou profissionais ligados ao fornecimento de produtos ou serviços essenciais. Este período serviu para avaliar e elaborar regras de funcionamento.
“Um ponto que levamos ao gabinete de crise da prefeitura foi que uma pesquisa apontou que a possibilidade de contaminação em hotéis é baixa, em uma escala até 9, os hotéis estão classificados em 3, onde nove é o pior e 1 é o melhor. Outro ponto que vale destacar é que só os meios de hospedagem oficiais com cadastro de CNPJ é que podem voltar. Aquelas hospedagens apenas por aplicativo, em residências e casas particulares  ainda não estão liberadas a voltar porque não há a certeza do cumprimento de exigências de higiene e dos protocolos”, completou o diretor.

Preparação durante a quarentena
“A gente intensificou o diálogo, a troca de ideias, trouxe todos para mais perto antes disso tudo acontecer. Quando a crise veio, a gente já estava mais preparado para lidar com ela porque é uma situação que exige uma união muito grande. A rede hoteleira como um todo demonstrou uma união que facilitou buscar os possíveis caminhos, uma construção continua, sempre alinhados com o gabinete de crise da prefeitura. Nos preparamos aos pouco para atender os protocolos de segurança. Nem tanto só para atender a legislação, mas acreditamos que nosso principal fiscal é o nosso hospede, o turista”, explicou Pedro Alves, presidente do TC&VB. 

Reaquecimento e empregos
“Há uma limitação de 50% então acreditamos que de 30% a 40 % das equipes não devem ter aproveitamento nesse momento, mas o principal é a retomada e tudo correndo bem vamos ter a liberação. Provavelmente a capacidade de renda em muitos dos casos reduziu e o turismo não seja a prioridade das pessoas nesse momento, mas fazendo um bom trabalho de divulgação, com união para divulgar a segurança também na saúde, vamos conseguir ter o turista de volta em bom número”, enfatizou Maurício. 
“Acredito que este é o momento do turismo regional, receber pessoas de municípios próximos aqui do Rio de Janeiro e neste tipo de turismo Teresópolis já é muito forte, então acreditamos que vamos ter uma boa retomada com o pé no acelerador e possivelmente teremos um segundo semestre muito melhor do que podíamos imaginar”, completou Pedro Alves.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito quer autorização da Câmara para gastar o dinheiro da água

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

PL define pré-candidato Alex Castellar com Davi Serafim para vice

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE