Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Setor de Serviços foi o que mais contratou em fevereiro

Outras duas áreas tiveram aumento do número de vagas formais em Teresópolis

Marcello Medeiros

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que três setores mais contrataram do que demitiram durante o mês de fevereiro e garantiram um saldo de vagas formais em Teresópolis nesse período. Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram 1.152 admissões e 1.070 demissões, resultando em mais 82 oportunidades com carteira assinada em um universo de 6.985 estabelecimentos comerciais. No segundo mês, o município tinha 32.674 pessoas com registro em carteira. De acordo com os números, divulgados esta semana, o setor com maior número de contratados foi o de Serviços – que envolve atividades como bancos, turismo, restaurantes, hospitais, postos de gasolina, serviços de consultoria e corretagem de imóveis, entre outros. Foram 530 contratações e 425 dispensas (+ 105). Os outros setores com destaque no segundo mês do ano foram a Construção Civil (36 admissões e 25 desligamentos, 11 vagas a mais) e Agropecuária (79 contratados e 72 demitidos, saldo de sete empregos formais). 
Já o Comércio, segundo maior empregador do município, atrás do setor de Serviços, voltou a apresentar queda. Em fevereiro 445 pessoas foram desligadas e 426 tiveram registro em carteira, resultando no corte de 19 oportunidades. Também houve queda na Indústria, com menos 21 vagas (81 admissões e 102 desligamentos). Ampliando a análise para os dois primeiros meses de 2019, Teresópolis ainda está com número positivo, sendo identificadas 2.231 contratações e 2.167 dispensas, saldo de 64 vagas. A situação é semelhante a registrada em Petrópolis, que em janeiro e fevereiro abriu 72 oportunidades formais. Já em Nova Friburgo a situação é bem melhor: O início do ano mantém saldo de 445 vagas com carteira assinada, sendo a maior parte registrada no mês de fevereiro.

Números ampliados
O país registrou, pelo terceiro mês seguido, a criação de empregos com carteira assinada. O Caged) informa o saldo positivo de emprego formal chegou a 173.139 no último mês. Esse foi o maior saldo positivo para fevereiro desde 2014 (260.823). O resultado decorreu de 1.453.284 admissões e 1.280.145 demissões. O estoque do emprego formal alcançou 38,6 milhões de postos de trabalho. Nos dois meses do ano, o saldo de geração de empregos formais chegou a 211.474. Nos 12 meses terminados em fevereiro, foram criados 575.226 postos de trabalho. Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, há sinalização de “retomada consistente” do emprego no país. “Nossa expectativa é de que essa retomada se mantenha nos próximos meses principalmente porque a economia vai bem. Esse número de empregos gerados no mês de fevereiro é uma demonstração de que as mudanças propostas – como flexibilidade, desburocratização, uma visão mais liberal da economia – passam confiança à economia real no processo de retomar as contrações”, explicou.
Na divisão por ramos de atividade, sete dos oito setores pesquisados criaram empregos formais em novembro: serviços (112.412), indústria de transformação (33.472 postos), administração pública (11.395), construção civil (11.097 postos), comércio (5.990 postos), extrativismo mineral (985 postos) e serviços industriais de utilidade pública, categoria que engloba energia e saneamento ( 865postos). Houve queda no nível de emprego da agropecuária (-3.077). Nos dados regionais, quatro das cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em fevereiro. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 101.649 postos, seguido pelo Sul (66.021 vagas), Centro-Oeste, 14.316 e Norte, 3.594. O Nordeste fechou 12.441 postos. Segundo Marinho, essa queda no Nordeste ocorreu devido a um efeito sazonal (característica típica do período), com o fim da safra de cana-de-açúcar. Na região, mais dependente da agricultura, há geração de emprego no período de plantio, colheita e processamento da cana-de-açúcar e posteriormente, queda no emprego formal.

Oportunidades de emprego
Esta semana o Sine, que em Teresópolis é administrado pela secretaria de Trabalho e Renda, está disponibilizando 38 vagas. São elas: Auxiliar de Linha de Produção (11), Ajudante de Motorista (04), Camareira (02), Auxiliar de Serviços Gerais (01), Vendedor Externo (02), Servente de Obras (10), Frentista (1º emprego, 02 vagas), Vendedor Pracista (01), Mecânico de Empilhadeira (02), Montador de Andaime (02) e Topógrafo (01). O Sine funciona no Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas, o antigo Fórum, na Várzea (Avenida Lúcio Meira, 375, primeiro andar), das 8h às 16h. Importante destacar que, devido à grande demanda, as vagas anunciadas podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio. O candidato também pode se cadastrar no sistema na unidade para ser encaminhado diretamente para oportunidades relacionadas ao seu perfil.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE