Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sesc Alpina e Sesc Teresópolis se juntam em um mega arraiá

Shows, oficinas, brincadeiras, barracas de comidas típicas e muito arrasta-pé para todas as idades

 
Chegou a hora de pular fogueira, dançar quadrilha e comer canjica ao som do acordeão – uma gostosa tradição que se transformou numa das principais manifestações da cultura popular. No Brasil, as festas juninas são realizadas desde o século XVI, quando o costume foi trazido para cá pelos portugueses e espanhóis, como uma forma de agradecer pelas colheitas e de homenagear os santos do mês – Santo Antônio (13/6), São João (24/6) e São Pedro (29/6). No Sesc RJ, a tradição se mantém com os grandes "arraiás" em suas unidades. Em Teresópolis, a celebração começa na sexta-feira, dia 28, e promete ser grandiosa: Sesc Alpina e Sesc Teresópolis se juntaram para levar aos moradores e turistas um arraiá dos grandes. A programação acontece na unidade Sesc Alpina, que fica na rua Cândido Portinari, 83, no Golf. Nos dias 28/6 a festa ocorre das18h às 22h, no dia 29/6, das 14h às 22h e no dia 30/6, das 14h às 21h. 
Ao longo dos dias de arraiá, o público vai encontrar muita diversão, com corrida do ovo, dança da laranja, pula fogueira cinematográfica. Também haverá brincadeiras educativas: pescaria consciente (pescar o lixo reciclável, simulando a limpeza de um rio); lançamento seletivo (acertar os resíduos na lixeira de cor correspondente); eco argola (lançar com as argolas as garrafas descartáveis) e jogo de boliche (derrubar as garrafas pet arremessando bolas de meias).
Além das brincadeiras e das barracas de comidas típicas, vai ter muita música. No dia 28 de junho, haverá show do Edson do Acordeon, às 18h, performance consolidada através de seu refinado toque de fole, que continua embalando a diversão junina. Forrozeiro por circunstâncias da vida, filho e irmão de músicos, Edson do Acordeon absorveu todo conhecimento de seu pai, passou aos filhos e, de geração em geração, a música é seu maior legado.
Às 20h, entra no palco a banda Pimenta do Reino, que já estão na estrada há algum tempo, o "Pimenta" como assim é chamado pelos seus fãs, prima pela qualidade das músicas em seu repertório. Com composições próprias (baião, xote, xaxado, Forró) 2 cds e 1 dvd lançados, o Pimenta mantém a referência dos grandes mestres da nossa música como: Luiz Gonzaga,Jackson do Pandeiro,Trio Nordestino entre outros. Misturando sanfona, zabumba, triângulo violão, baixo, flauta e percussão – o resultado é uma sonoridade de uma música com personalidade, leve e dançante.
No dia 29 de junho, às 18h30, a alegria fica por conta da banda Seu Quixote e Chico Pança, com músicas que misturam o trabalho autoral e nomes com destaque para o maior ídolo do forró, Luiz Gonzaga, Rei do Baião. O grupo propõe uma viagem pelos contos onde o homem do campo, o povo do interior, a gente boa e alegre da "roça" e todo aquele que sabe reconhecer e apreciar o bom forró – esse que Alceu Valença chama de forró verdadeiro – a banda "Seu Quixote" estará também, espalhando alegria, encantando e abrilhantando a festa com o melhor forró do mundo, o forró "pé de serra".
Às 20h, sobe ao palco o Trio Ventura. O povo simplesmente não consegue ficar parado ao som do forro pé de serra do grupo. Forjado na linguagem do forro pé-de-serra, o grupo vem desde 2016 balançando o povo nos bailes! O fole do jovem Eric Ventura dá o tom para a voz forte e vibrante do vocalista e triangulista lgor Conde, enquanto a zabumba do experiente Rômulo Mariano impõe ritmo aos dançantes mais efusivos e exigentes. Além de sua notória qualidade e simbiose musical, uma das características que mais chama a atenção no grupo é o belíssimo resgate da influência da cultura afro-brasileira no forró.
O último dia de festa tem performance d´Os Mambembes, às 16h15, com uma intervenção artística interativa. Neste espetáculo, o cortejo de artistas traz consigo diferentes linguagens e expressividades corporais. Os personagens oriundos da Quadrilhas (padre, Xerife, Noiva, Senhoritas…) se entrelaçam em suas narrativas e se desenvolvem em divertidas histórias deste cenário folclórico brasileiro.
Das 14h às 16h, 15 sanfoneiros da região Serrana e do estado do Rio de Janeiro participam de um Grande Encontro de Sanfoneiros. No decorrer dos últimos anos, o encontro cresceu muito e conquistou o respeito e admiração dos teresopolitanos e da Região Serrana.  Às 17h30 é a vez da Cacimba Nova, duo de Sanfoneiros que reúne a experiência e a performance de Guilherme Mará somadas ao talento e o carisma do jovem músico George Marley, em um encontro de gerações que destaca o fole de 8 baixos e o violoncello elétrico. Acompanhados por triângulo, zabumba, e pedais eletrônicos, o repertório inclui clássicos do forró pé de serra, releituras de grandes sucessos e músicas autorais. O Cacimba Nova é a ponte entre o tradicional e as atuais influências musicais, promovendo um baile animado e divulgando a música regional do nordeste brasileiro, especialmente o forró.
Fecha a programação a banda Forro Maravilhas, das 19h às 21h. O repertório escolhido com muito cuidado e amor pelo forró-pé-de serra, inclui clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Trio Forrozão, Marinês, Anastácia, Forróçacana, Falamansa, entre outras músicas que animam o público que interage com uma dança animada e emocionante. O Forró Maravilhas leva até sua festa, a poesia, a beleza e a alegria do autêntico forró-pé-serra com o charme e a qualidade das mulheres no forró!
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE