Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Servidores da PMT protestam nas casas de Tricano e Dias

Manifestação e princípio de tumulto na porta da Prefeitura em mais um dia de luta da categoria

André Oliveira

Ainda sem saber quando vão receber os dois meses de salários atrasados, os servidores da Prefeitura de Teresópolis fizeram mais um protesto na manhã desta quarta-feira, 13. Uma passeata saiu da Prefeitura e seguiu para a casa onde mora o prefeito em exercício, Sandro Dias, no bairro de Agriões; Depois o grupo seguiu para frente da Rádio Geração 2000, que pertence à família do prefeito licenciado, Mario Tricano e em seguida foi para o prédio onde o político moraria, na mesma rua da emissora. Por fim, seguiu para a Prefeitura, onde encontrou o palácio Thereza Christina com as portas fechadas. Agentes da Guarda Civil Municipal impediram a entrada dos manifestantes na repartição e houve principio de tumulto. Policiais militares foram acionados e tiveram de intervir para controlar a confusão. Os ânimos só se acalmaram quando a servidora Kátia Borges, membro da diretoria do SindPMT e que havia entrado minutos antes, avisou aos servidores que havia crianças no teatro municipal e que a confusão estaria gerando pânico entre elas.

Protesto ‘delivery’
A manifestação começou de forma pacífica. Os servidores iniciaram o protesto seguindo para o bairro de Agriões até a casa onde Sandro Dias viveria com sua família. Com apoio de carros de som e gritando palavras de ordem, a categoria pedia que a situação salarial dos funcionários públicos fosse regularizada. Segundo o SindPMT, atualmente o Executivo Municipal deve aos servidores os vencimentos relativos aos meses de outubro e novembro e a parte do 13º salário, que chegou a ser quitado para os trabalhadores que ganham até R$ 1100.  
Em seguida o grupo seguiu para a Rua Coronel Antônio Santiago, no mesmo bairro, onde fica a sede da Rádio Geração 2000, dirigida pela família do prefeito afastado Mario Tricano. Também não faltaram palavras de ordem e protestos. Ainda no bairro de Agriões, os servidores caminharam até o prédio onde Tricano moraria, mantendo o ritual das paradas anteriores.

Confusão na Prefeitura
O grupo seguiu então pela Avenida Feliciano Sodré até a sede da Prefeitura. A sede do Executivo municipal estava com as portas fechadas e um pequeno grupo de agentes da GCM garantindo a segurança. Segundo o Sindicato, eles teriam sido orientados para impedir a entrada dos servidores no prédio público, o que acabou acirrando os ânimos de alguns participantes do protesto. Houve empurra-empurra de ambos os lados e policiais militares que acompanhavam a manifestação tiveram de intervir para impedir que o tumulto progredisse. A servidora Kátia Borges, membro da diretoria do SindPMT, voltou de dentro do prédio e pediu calma aos demais servidores. Havia um grupo de crianças participando de atividades no Teatro Municipal. Elas estariam acuadas e amedrontadas pela confusão do lado de fora.
“Em momento algum o sindicato foi informado sobre qualquer atividade no teatro municipal. Isso mostra o tipo de pessoa que dirige essa Prefeitura. Eles trancaram as crianças e puseram medo nelas. Nós servidores não somos bandidos. Pedimos desculpas aos pais, mas garantimos que em momento algum houve qualquer risco”, garante Andrea Pacheco, presidente do SindPMT. O sindicato acusa os agentes da GCM e os policiais militares de truculência. Após o episódio os servidores fizeram uma oração e finalizaram o movimento.
O próximo capítulo da saga entre Executivo e servidores será no dia 22 de dezembro, às 14h, data onde o Prefeito Sandro Dias e a representação do SindPMT vão abrir uma mesa de negociação. Há expectativa de novas manifestações nesse dia. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE