Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Servidão tomada por “montanha de lixo” em Santa Cecília

Moradores dizem ter reclamado do problema em agosto e que prefeitura nada fez para evitar ampliação do crime ambiental

Mais uma vez dando voz ao cidadão teresopolitano, a coluna “Diário Comunidade” recebeu nesta terça-feira, 10, a solicitação de moradores do bairro de Santa Cecília em relação a um problema que se arrasta há meses e, segundo eles, de conhecimento do governo municipal pelo menos desde agosto. De acordo com as reclamações encaminhadas para a redação do jornal O Diário e Diário TV, trecho da servidão Adolfo José Ferreira, entre as Ruas Mato Grosso e Santa Cecília, erroneamente passou a ser utilizado como depósito de lixo de todo o tipo por parte de pessoas residentes naquela comunidade. Sem a devida remoção, interdição do local e uma campanha para orientar que o depósito de resíduos domésticos e outros materiais aparentemente sem utilidade seja feito nos locais adequados, onde existe a prestação do serviço por parte do poder público municipal, por exemplo, o “lixão clandestino” tomou proporções impressionantes e, caso nada seja feito, em breve até a passagem será comprometida pelo descarte irregular e criminoso.
Além do cheiro de podre, devido à decomposição do material orgânico, é preciso chamar atenção para os riscos causados pela proliferação de vetores de doenças, como ratos e mosquitos, atraídos pelo volumoso monte de lixo de todo o tipo. Há desde restos domésticos a sobras de material de construção ou entulho, além de partes de móveis velhos e eletrodomésticos. “Isso é mais um exemplo de caso de vergonha dupla em Teresópolis. Primeiro, por parte das pessoas que acha que pode jogar o que não lhes interessa em qualquer lugar e que assim o lixo que ela produziu não é mais da sua responsabilidade. Em seguida, e tão grave quanto, do governo municipal. Reclamamos dezenas de vezes para virem retirar isso e cercar a área, mas não atenderam nosso apelo. Se fosse um grande empresário pedindo, aposto que já teriam resolvido”, pontuou a moradora Juliana Gomes, que informou residir em via próxima ao local do problema e que precisa passar pela servidão para facilitar seu deslocamento diário.

“Resposta genérica” da PMT
Outro morador do bairro de Santa Cecília, Rodrigo Mello diz ter encaminhado solicitação para a Ouvidoria da Prefeitura e recebido como retorno uma mensagem insatisfatória. Segundo enviado pelo leitor do Diário, foi a seguinte: "Prezado(a) usuário(a), não foi possível constatar a sua denúncia. Agradecemos o seu contato e ficamos à disposição para ajudá-lo(a) sempre que precisar. Para eventuais dúvidas e solicitações, acesse o site www.teresopolis.rj.gov.br ou pela Ouvidoria 162. Atenciosamente, Fiscalização de Meio Ambiente".
Ainda no contato feito com nossa redação, Rodrigo atentou para a necessidade de investimento em campanhas de educação ambiental para evitar a continuidade do problema e que ele se repita em outros bairros. “Queremos que a prefeitura venha retirar o lixo e, ao mesmo tempo, faça uma campanha com moradores orientando dos riscos que a formação desse lixão representa para toda comunidade”, pontuou. 
No início da tarde desta terça-feira, 10, cobramos um posicionamento das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Porém, não obtivemos nenhuma resposta até o fechamento desta edição.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE