ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Serviço de terapia com cães é ampliado em Teresópolis

Data: 05/09/2019

Cachorros da Companhia de Operações com Cães foram levados ao CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e ao CAPSi (Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil) - Divulgação GCM

Lançado em abril passado, o projeto de Cinoterapia da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública acaba de ser ampliado.  Até então realizado nos asilos da cidade, o projeto de terapia assistida com cachorros da Companhia de Operações com Cães foi levado ao CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e ao CAPSi (Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil). Os pacientes atendidos nas duas unidades receberam a visita especial do pastor alemão Thor, acompanhado pelo inspetor Wilson. A proposta é aproveitar o efeito benéfico dos animais no processo de reabilitação de pacientes, promovendo momentos de interação com descontração e afeto.
As duas unidades são vinculadas à Divisão de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Localizado em área do Cemusa, no bairro de São Pedro, o CAPSi é um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente, e também usuários de álcool e outras drogas. Já o CAPS funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca. Tem cerca de 400 pacientes cadastrados, diagnosticados com transtornos mentais graves. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, período no qual os pacientes recebem café da manhã, almoço e café da tarde.

Treinamento em Guapimirim
Na última segunda-feira (02), a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP) de Guapimirim, em parceria com o Instituto Vital Brazil, realizou um treinamento sobre resgate e manuseio de animais peçonhentos para profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) daquele município. O evento aconteceu na sede da GCM, e foi direcionado aos servidores dos grupamentos de Proteção Ambiental, Ronda Escolar e Operações Especiais que pertencem à SSEOP, porém profissionais do grupamento de cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis também participaram.  Ao todo, foram 18 servidores capacitados.
As palestras e os treinamentos foram ministrados pelo Chefe da Divisão de Herpetologia, Benedito Rodrigues Ambrozio Filho, e o Biólogo Robson Teixeira de Vasconcelos, ambos do Instituto Vital Brazil, que também conversaram com os servidores sobre a importância de serpentes, aranhas e escorpiões para a fauna regional e do país. Além disso, os servidores puderam aprender as técnicas utilizadas pelos especialistas, com a utilização de equipamentos como gancho, na realização dos resgates de serpentes.

 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio libera público nos estádios com metade da ocupação

Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

Covid-19: número de casos e óbitos tem maior queda em 2021

"Terê sem Led": Escuridão total nos fundos da prefeitura

Novo coreto na Praça da Matriz de Santa Teresa

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy