Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Serviço de terapia com cães é ampliado em Teresópolis

Projeto de cinoterapia, que utiliza cachorros da GCM, atende asilos e centro de assistência psicossocial

Lançado em abril passado, o projeto de Cinoterapia da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública acaba de ser ampliado.  Até então realizado nos asilos da cidade, o projeto de terapia assistida com cachorros da Companhia de Operações com Cães foi levado ao CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e ao CAPSi (Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil). Os pacientes atendidos nas duas unidades receberam a visita especial do pastor alemão Thor, acompanhado pelo inspetor Wilson. A proposta é aproveitar o efeito benéfico dos animais no processo de reabilitação de pacientes, promovendo momentos de interação com descontração e afeto.
As duas unidades são vinculadas à Divisão de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Localizado em área do Cemusa, no bairro de São Pedro, o CAPSi é um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente, e também usuários de álcool e outras drogas. Já o CAPS funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca. Tem cerca de 400 pacientes cadastrados, diagnosticados com transtornos mentais graves. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, período no qual os pacientes recebem café da manhã, almoço e café da tarde.

Treinamento em Guapimirim
Na última segunda-feira (02), a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP) de Guapimirim, em parceria com o Instituto Vital Brazil, realizou um treinamento sobre resgate e manuseio de animais peçonhentos para profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) daquele município. O evento aconteceu na sede da GCM, e foi direcionado aos servidores dos grupamentos de Proteção Ambiental, Ronda Escolar e Operações Especiais que pertencem à SSEOP, porém profissionais do grupamento de cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis também participaram.  Ao todo, foram 18 servidores capacitados.
As palestras e os treinamentos foram ministrados pelo Chefe da Divisão de Herpetologia, Benedito Rodrigues Ambrozio Filho, e o Biólogo Robson Teixeira de Vasconcelos, ambos do Instituto Vital Brazil, que também conversaram com os servidores sobre a importância de serpentes, aranhas e escorpiões para a fauna regional e do país. Além disso, os servidores puderam aprender as técnicas utilizadas pelos especialistas, com a utilização de equipamentos como gancho, na realização dos resgates de serpentes.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE