Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Serviço de Atendimento Médico de Urgência já em funcionamento em Teresópolis

O Diário registra início das atividades e explica como será feito o atendimento das equipes, que ficam baseadas na Tijuca

Luiz Bandeira

Foi inaugurado na última quinta-feira, 23, o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) que passou a integrar a Rede de Urgência e Emergência de Teresópolis com duas ambulâncias adaptadas para os atendimentos, além de uma equipe especializada formada por 25 profissionais dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. O chamado pode ser feito pelo telefone 192 ou pela linha auxiliar (24) 2244-4150. O SAMU funciona durante 24h, de forma ininterrupta, na realização de atendimentos e resgates de pacientes em situações de urgência-emergência, onde haja a necessidade de intervenção especializada imediata. Após a remoção, o paciente será encaminhado para uma unidade de saúde com atendimento de pronto-socorro. O atendimento em Teresópolis será coordenado pela Central de Regulação de Urgências (CRU), localizada em Petrópolis, que será a responsável por definir as prioridades e despachar as ambulâncias. Outras emergências continuarão sendo competência do Corpo de Bombeiros.
O secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV nesta segunda-feira, 27, falou desse novo serviço prestado a população de Teresópolis. “Já está em pleno funcionamento na cidade, fizemos a inauguração e estamos já operando com vários atendimentos, várias chamadas, alguns chamados resolvidos nos locais e os outros sendo removidos para uma unidade de referência. Nós contamos com dois coordenadores no SAMU, um coordenador administrativo e um coordenador de enfermagem para gerenciar toda a parte de logística do SAMU 192 e estamos operando mais um equipamento de saúde na nossa cidade”, explicou o secretário de Saúde, que adiantou ainda que o serviço será ampliado em breve. “Futuras instalações principalmente, como o próprio prefeito disse, no Segundo Distrito do município. Estamos ainda trabalhando, precisamos de autorização do estado eu não posso prometer uma data sem a autorização, mas já conversei com a regional do estado, Dr. Lenine, e ele já está esperando as documentações chegarem pra autorizar brevemente”, adiantou Antônio Henrique.
Nossa equipe falou também com o coordenador do serviço em Teresópolis, Pablo Féo, que detalhou como são atendidos os casos de urgência e emergência pelo serviço. “O SAMU foi implantado com o intuito de atender a população de um modo geral. Ele vai atender tanto na parte clínica, como na parte do trauma também, em auxílio ao Bombeiro em algumas ocorrências e pediatria, no atendimento pré-hospitalar em um todo. De acordo com a necessidade do paciente a gente vai direcionar ele para a unidade de referência ao qual a gente já tem pré-estabelecida junto a regional. A gente tem o 192 que é uma ligação gratuita e nacional e tem uma linha auxiliar na regional serrana que é o DDD (24) 2244 4150 porque algumas operadoras têm alguma dificuldade em fazer essa ligação para o 192, às vezes cai em uma outra região, se alguém tiver uma dificuldade e não conseguir acessar o serviço do SAMU pelo 192 é só usar essa linha auxiliar que com certeza será bem recebida essa ligação e vão direcionar de acordo com o possível e o necessário”, explicou.
Pablo disse ainda que o atendimento começa no telefone e ainda que ele será o elo entre a central reguladora e o paciente em Teresópolis. “A gente está aqui para fazer essa ligação entre a base Teresópolis e a base regional que é responsável por vários municípios ao mesmo tempo. É uma central de regulação que absorve todos os chamados e ali ela determina se há a necessidade ou não de disparar as ambulâncias. Algumas situações o próprio médico regulador já resolve no contato telefônico, não sendo necessário muitas das vezes fazer esse deslocamento. Mas se houver a necessidade nossas equipes vão estar de prontidão e o deslocamento é imediato”, disse.

Grande equipe
Integram as equipes médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas. “São 25 profissionais, sete médicos, seis enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e oito condutores socorristas, todos eles capacitados. Nós fizemos um processo seletivo através do SINE, a gente absorveu os currículos e ali no currículo a gente analisou quem estava mais apto a atuar junto ao SAMU e pode ter certeza que vocês vão estar em boas mãos”, pontuou o coordenador Pablo Féo.

Viaturas diferentes
O SAMU tem capacidade de atendimento do mais complexo aos casos mais simples com unidades distintas de pronto atendimento, o coordenador de enfermagem do serviço de atendimento, Marcos Cardinot, detalhou como funciona o acionamento das equipes. “São duas viaturas diferentes. Uma viatura que é avançada, ela corre com um médico, um enfermeiro e um motorista. E a viatura básica corre com um técnico de enfermagem e um motorista. O trabalho de determinar qual unidade ira atender, será feito pela coordenação em Petrópolis, tem uma regulação e quando o morador de Teresópolis ligar para o 192 ele está sendo atendido já no telefone, o médico lá na regulação vai ver do que se trata e vai orientar os procedimentos que a pessoa vai tomar. A partir do momento que acontece a ligação a pessoa já está sendo atendida, então em cima do que ele passar de informação o regulador vai disparar ou a unidade básica ou a avançada de acordo com a necessidade”, concluiu Cardinot.
O custeio do serviço será dividido entre os governos federal e estadual, resultado da assinatura de convênio assinado em 12 de agosto de 2021.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

Funcionários do Sicredi em Teresópolis falam sobre os diferenciais da cooperativa

Mudanças no trânsito de Teresópolis para evento no bairro do Alto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE