Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Seminário de Desenvolvimento Regional une Serra do Rio de Janeiro

Evento da prefeitura de Nova Friburgo e do UNIFESO promove importantes discussões e delimita eixos de atuação e grupos de trabalho para próximos meses

Anderson Duarte

A Prefeitura de Nova Friburgo e o UNIFESO realizaram na última semana no município vizinho, a primeira edição do Seminário Saúde e Desenvolvimento Regional, que pretende estabelecer um marco do compromisso das gestões públicas dos municípios da Região Serrana, com o apoio da comunidade acadêmica, na composição de projetos a favor do desenvolvimento regional. Sediado em Nova Friburgo, o encontro reuniu as principais lideranças de diversas cidades da região e especialistas do UNIFESO, para um levantamento das potencialidades e fragilidades locais, subsidiando a construção conjunta de um plano de ação. O professor José Feres Abido Miranda, pró-reitor acadêmico do UNIFESO esteve nesta terça-feira, 13, nos estúdios da DIÁRIO TV para explicar como o primeiro evento pode contribuir para o fortalecimento da iniciativa na região. Segundo o professor, a ideia do Seminário surgiu durante o processo de construção de um Acordo de Cooperação Técnica, visando o aprimoramento da formação de profissionais de saúde, quando foi possível identificar várias possibilidades de interação entre o ensino e os serviços públicos de saúde e também de outros serviços que contribuem para o desenvolvimento regional. 
“O Seminário superou nossas expectativas, esperávamos a participação de noventa inscritos e na verdade estiveram presentes mais de 140 representantes de dez municípios da Região Serrana, inclusive os prefeitos Vinícius Claussen, Renato Bravo, César Ladeira e Gilberto Esteves, o que nos mostra que o impacto positivo na motivação dos participantes foi ainda maior. Ainda tivemos presentes vinte secretários municipais, dez subsecretários, oitenta participantes da gestão pública e mais de vinte professores do UNIFESO. Nossa ideia de consolidar o evento como algo forte e dotado de credibilidade deu um salto qualitativo considerável com a qualidade da audiência deste primeiro encontro”, disse o professor Feres, que também acrescentou que o prefeito de Nova Friburgo, empresário Renato Bravo, declarou na abertura o compromisso de se trabalhar a favor da cooperação entre os municípios. Sem seguida fez uso da palavra a professora Verônica Albuquerque, Reitora do UNIFESO, que reafirmou o papel da Instituição com a promoção, organização e no apoio a um processo de identificação de potencialidades e fragilidades a serem superadas, enfatizando a importância da universidade na produção e disseminação de conhecimentos a serviço da evolução da sociedade.
O prefeito Renato Bravo disse: “Agradeço ao UNIFESO por esta parceria efetiva, e por ela estar proporcionando a Nova Friburgo e aos outros municípios, além de Teresópolis, um trabalho contínuo em todas essas áreas que estão propostas para o desenvolvimento regional”, disse. Para Vinicius Claussen, prefeito de Teresópolis, “o evento é fundamental para o desenvolvimento da região. Parabenizo o UNIFESO por ser o protagonista e indutor desse projeto. É importante trabalharmos todos esses municípios que podem estar se ajudando”. Gilberto Esteves, prefeito de São José do Vale do Rio Preto, acredita que “a região é muito próspera, com municípios fortes, que juntos podem trazer soluções de problemas que se arrastam há anos para diversas áreas, gerando bons resultados para toda a região. “É preciso que todos nós, como poder público, saiamos da nossa zona de conforto para podermos apostar em algo novo, que é essa regionalização de situações, nos mais variados setores”, notou o prefeito Cesar Ladeira, do município do Carmo. “Temos como um case de sucesso a Saúde Mental de nosso município, em que o UNIFESO participa através da inserção dos estudantes de Medicina, e temos com isso tido uma interlocução muito bacana”, exemplificou o prefeito Cesar Ladeira. 
Compuseram a Mesa Solene do evento os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, diretor geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Verônica Albuquerque, reitora do UNIFESO; e José Feres Abido Miranda, pró-reitor acadêmico do UNIFESO; e pelos gestores de Nova Friburgo, o prefeito Renato Bravo, a secretária municipal de Saúde, Tania da Silva Trilha; e o subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Bruno Lannes. “Este seminário nasceu, praticamente, há um ano, quando tivemos encontro, bimunicipal entre Teresópolis e Nova Friburgo, que tinha como único tema a Saúde, numa perspectiva de discutirmos a formação na área e colaborar com a rede de assistência à Saúde de Friburgo. Entendemos que o UNIFESO é uma instituição que tem como missão o desenvolvimento regional”, lembrou a reitora. “O fortalecimento da Região Serrana contribui para o crescimento de todos os municípios envolvidos. Precisamos identificar as potencialidades e como cada um dos municípios pode trabalhar no sentido de se fazer uma região forte, que traga benefícios a nossa sociedade”, frisou o professor Luis Eduardo Tostes. 

– Programação extensa e muito proveitosa

A programação seguiu com palestras, relatos de experiências exitosas dos municípios, grupos de discussão nas áreas da Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Educação, Ciência e Tecnologia e finalizou com uma plenária para apresentação das propostas iniciais. Na avaliação do professor José Feres Abido Miranda, o evento foi o início de um caminho que pretende contribuir efetivamente para o desenvolvimento da região. Para isso, ele sugeriu que o evento tenha uma periodicidade e que aconteça duas vezes ao ano. “É preciso contaminar os municípios vizinhos com essas ideias que aqui surgiram”, colocou o pró-reitor. Feres destacou uma frase que, para ele, ficou marcante no evento: “A substituição da competição pela colaboração”, afirmando que isso só será possível quando os municípios olharem para a necessidade de atender as reais demandas da sociedade. “Neste primeiro momento é preciso construir o pacto do poder público em favor da colaboração na Região Serrana, ganhar credibilidade nesta articulação, para no segundo momento promover o encontro com os múltiplos interesses e representações da sociedade”, enfatiza.
Foram apresentadas três experiências exitosas em nossa região, a começar pelo município do Carmo, onde um processo de desinstitucionalização da clientela do Hospital Estadual Teixeira Brandão e a inserção dos alunos de graduação em medicina na perspectiva do cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica fez com que o serviço da atenção à Saúde Mental naquele Município que mesmo tendo reconhecimento nacional, tornou-se ainda melhor, pela interação entre estudantes, professores, gestão municipal e usuários do SUS. Em seguida o representante do Município de Cantagalo abordou uma estratégia de gestão, Cantagalo compra de Cantagalo, criando um ciclo virtuoso de compras; gerando recursos e desenvolvimento da economia local, o que pode efetivamente ampliar-se para outros municípios e para a Região Serrana. A terceira apresentação foi do Município de Nova Friburgo que relatou a criação da Sala do Empreendedor impactando fortemente na redução do tempo para se legalizar uma empresa, reduzindo o prazo de 120 dias para 48hs, legalizando grande número de pequenas empresas e ampliando a arrecadação em 9,5%. Hoje recebem visitas de diversos municípios para saber como fazer. No segundo momento do evento os participantes empenharam-se nas discussões dos temas específicos, indicando diversas possibilidades de projetos que deverão ser construídos no campo da Saúde, Educação, Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, Turismo e Meio Ambiente. Das quais muitas foram aprovadas pela plenária ao final do evento e ficando o indicativo para que os grupos trabalhem ao longo do próximo semestre, quando ao final será realizado a segunda edição do seminário, em uma das cidades que se disponibilizaram, Carmo ou Teresópolis. Também ficou acordado que o relatório final do evento será produzido pelo UNIFESO e encaminhado a todos os municípios da região. Ao final a frase: “Tenho o que me tire o sono. Não tenho o que me tire os sonhos” (Paulo Moreira) sintetizou o sentimento de todos.


"O Seminário superou nossas expectativas, esperávamos a participação de noventa inscritos e na verdade estiveram presentes mais de 140 representantes de dez municípios da Região Serrana, inclusive quatro prefeitos", enalteceu o professor

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE