Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Semana da Cidadania termina com grande participação

Dia D atendeu a população com aferição de pressão, saúde bucal e aula de ginástica

A Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, recebeu, na manhã do último sábado, 1º, O Dia da Cidadania, como encerramento da Semana da Cidadania. O evento, organizado pelo Observatório Social do Brasil Teresópolis (OSB-T), atendeu a população com aferição de pressão e glicose, aula de ginásticas, exercício pulmonar, higiene bucal, orientação de preservação ambiental e até vacina antirrábica para cães e gatos.  Os presentes também puderem apreciar uma seresta no coreto da praça e a apresentação da Banda de Fanfarra do Colégio Estadual Lions Club.
O presidente do OSB-T, Marco Aurélio Alves, ressaltou a consolidação do evento perante a sociedade teresopolitana. “Este é o segundo ano que estamos promovendo a Semana da Cidadania e, todas as atividades realizadas mostraram como a sociedade e as instituições aceitaram a proposta do Observatório”, concluiu.
O Dia da Cidadania atraiu pessoas de todas as idades. Os alunos da turma de Ginástica Sênior, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, acompanharam o professor Luiz Lisardo numa grande aula de ginástica ao ar livre. Considerada uma estratégia preventiva para combater a inatividade e promover a qualidade de vida na melhor idade, a atividade grupal, de baixo impacto e curta duração, não utiliza esforços intensos e gera uma série de benefícios à saúde, além de incentivar o convívio social.
Os jovens alunos da turma de 1º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Serra dos Órgãos aprenderam com a estudante de Pedagogia, Jaqueline Cabral, a importância de cuidar dos recursos naturais. “Trabalhamos para que haja conscientização de todos os recursos naturais que temos, principalmente a água. Nossas crianças utilizam a água, mas não sabem da importância dela, e é exatamente isso que estamos apresentando hoje”, explicou Jaqueline. 
Quem desejou aferir a pressão ou saber como anda o nível de açúcar no sangue, contou com a ajuda dos estudantes do curso de Enfermagem. Dona Aidê Rocha, de 88 anos, aproveitou o dia para tomar vacina contra a gripe. “Temos que fazer tudo para vivermos mais e a prevenção é a melhor coisa que podemos fazer”, disse. 
A saúde bucal também teve espaço garantido no Dia da Cidadania. Jovens, adultos e crianças puderam aprender a fazer um autoexame bucal e a realizar uma escovação eficaz. E não foram apenas os humanos que ganharam com o Dia da Cidadania. Gatos e cachorros, a partir dos seis meses de idade, receberam vacina antirrábica gratuita.
Já os alunos do curso de Ciências Biológicas apresentaram diversas plantas que fazem parte do nosso dia a dia. Através do jardim sensorial, as pessoas podem cheirar e tentar acertar quais são as plantas expostas. A auxiliar administrativa Luciana Rose da Silva participou da experiência e aprovou. “Gosto quando há na cidade coisas como essa para a população. Sempre participo”, finalizou.
Encerrando a programação do Dia da Cidadania, a Banda de Fanfarra do Colégio Estadual Lions Club, regida pelo maestro Alessandro Nogueira, fez uma grande apresentação na Praça da Matriz de Santa Teresa, com apresentação de baliza e coreografia ao som de músicas consagradas, como YMCI, do Village People, e One Thousand Years, de Chistina Perri, e também canções da atualidade, com Despacito.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE