Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Segurança e conforto na aplicação de medicamentos no Hospital São José

Centro de Infusão é preparado para receber pacientes que necessitam de tratamentos injetáveis

Paola Oliveira 

O Centro de Infusão é um setor do hospital preparado para receber os pacientes que vão até a unidade para receber medicamentos endovenoso (pela veia). Entre eles estão antibióticos, imunossupressores e quimioterápicos para diversas doenças, além de hemocomponentes (sangue e plasma) que em determinados tratamentos é necessário conforme a indicação do médico. O processo facilita a vida do paciente que recebe a intervenção sem precisar passar pela emergência do hospital ou necessitar de internação. Em Teresópolis, o HSJ tem investido nesse tipo de atendimento. A doutora Maria da Glória, que faz parte da equipe médica do Centro de Infusão do Hospital São José de Teresópolis fala da facilidade que o setor proporciona no dia a dia dos usuários. “Esses pacientes são tratados de uma forma mais precoce. Então a maioria mantém uma vida normal, tem o seu trabalho. Eles agendam o remédio, fazem a avaliação, a pré consulta, fazem a medicação e levam a vida normal. Já vem com horário agendado, a medicação já está pronta e preparada, isso agiliza a vida do paciente que não precisa perder o seu dia.”
O Centro de Infusão do Hospital São José em Teresópolis, também conhecido como Centro de Terapia Assistida, possui esse nome por oferecer um acompanhamento profissional para a segurança das pessoas. A equipe é multidisciplinar e formada por enfermeiras, farmacêuticos e médicos que orientam os pacientes antes de cada procedimento, ficando à disposição deles durante as aplicações. “Na Terapia Assistida nós temos um médico por perto, fazemos uma pré consulta, tem a equipe da enfermagem que faz a triagem. Estamos sempre monitorando para qualquer intercorrência a gente intervir. Isso gera mais segurança mais tranquilidade para o paciente e também para o médico que está indicando aquela medicação”, conta. “O que usamos são imunobiológicos na maioria dos pacientes e são injetáveis, subcutâneas ou intravenosos, e o paciente pode apresentar alguma reação e nós temos uma equipe já treinada para reação tanto local ou se o paciente ter um mal-estar. Qualquer problema mais sério, que é raro acontecer, mas pode ocorrer, nós estamos dentro do hospital, e isso gera mais confiança e temos um suporte muito maior”, conclui a médica.
O Centro de Infusão do HSJ atende principalmente aos pacientes com doenças reumatológicas, mas não deixa assistir a outros. “As principais doenças são artrite reumatoide, espondilite anquilosante que nós chamamos de espondiloartrite, mas também tem doenças da dermatologia, neurologia a maioria são doenças autoimunes”, declara Maria da Glória. 
Foi pensando no bem-estar dos pacientes durante as aplicações que o Centro de Infusão é dividido por boxes oferecendo espaços individuais com acomodação também para acompanhante. O ambiente agradável e acolhedor dispõem de televisão e ar condicionado com âmbito de deixar os pacientes confortáveis e tranquilos, evitando o aumento do estresse que é comum em alguns processos. A médica da equipe do Centro de Terapia Assistida explica o andamento que leva ao atendimento. “Aqui HSJ no momento nós estamos trabalhando com os convênios e particulares. Então o paciente pega a receita com o seu médico e nós pedimos a autorização do convênio, que autorizando marcamos o horário e o paciente já vem fazer a medicação preparada,” complementa. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE