Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretário de Saúde explica enfrentamento do coronavírus para vereadores

Câmara convocou Antônio Henrique para detalhar a situação da rede de atendimento do SUS

Marcus Wagner

O secretário municipal de Saúde esteve na noite de terça-feira, 17, na sessão da Câmara de Vereadores para explicar as ações para combater o coronavírus e prevenir a propagação do contágio. Antônio Henrique Vasconcellos destacou que está montando um planejamento para atender os casos graves que surgirem em Teresópolis e até de municípios vizinhos, já tendo conseguido leitos extras nos hospitais. O secretário afirmou que fez questão de comparecer à sessão para esclarecer o trabalho que está sendo feito e que agora precisa viabilizar a aquisição de equipamentos e materiais necessários para atender a demanda prevista. 

Casos suspeitos
De acordo com Antônio, foi criado um comitê de crise, abrangendo a Secretaria de Saúde, hospitais e setor de Vigilância Epidemiológica. O grupo acompanha o registro de casos e avalia quais medidas serão adotas e como viabilizar. “Sobre as pessoas suspeitas de estar com coronavírus no município, chegamos a 60 casos, desses recebemos um que veio do Rio de Janeiro em estado grave. Não foi diagnosticado, mas tem sintomas e já está no CTI do São José e estamos acompanhando, aguardando o resultado do material que foi coletado e enviado ao LACEN”, explicou.
O secretário afirmou que a Secretaria de Saúde decidiu aumentar para três o número de equipes que visitam domicílios de pessoas que estão em quarentena a partir desta quarta-feira para dar conta do aumento de casos que está na média de 12 por dia.

Melhoria em estrutura
“Conseguimos mais 53 leitos hospitalares para pacientes que tenham complicações respiratórias devido ao coronavírus. Os hospitais conseguiram remanejar suas estruturas para oferecer esses leitos e temos a previsão de chegar a 120 leitos. Estamos fazendo levantamento de respiradores, monitores cardíacos e alguns equipamentos para saber o custo e precisaremos ajudar os hospitais a comprar”, disse Antônio. 
“Vamos precisar de profissionais de saúde, conseguir alocar nas unidades de terapia intensiva que estamos preparando. Conseguimos seis leitos na Beneficência para pacientes que não estejam em situação grave. Temos que entender que há municípios no entorno de Teresópolis que não possuem unidade de terapia intensiva e as pessoas desses lugares vão vir. Não vamos negar atendimento, mas vamos conversar com os secretários desses municípios e vamos impor algumas metas a cumprir”, completou.
Compra de materiais
A Secretaria de Saúde está viabilizando ainda a aquisição de materiais emergenciais, como frascos de álcool em gel, máscaras cirúrgicas, mas Antônio afirma que muitos fornecedores estão se aproveitando da situação para aumentar muito seus preços. “A gente está pedindo auxílio ao laboratório de Farmácia do Unifeso para produzir o álcool em gel, cerca de 100 litros por semana. Estamos com a previsão de conseguir fazer a aquisição de material para seis meses”. 

Barreira sanitária
“Estamos em contato com a equipe do estado. Recebi informação da secretaria estadual sobre um voo vindo da Itália em que duas pessoas com suspeita de contaminação eram moradoras de Teresópolis. Conseguimos fazer a barreira sanitária e essas pessoas foram direto para casa sem ter contato com ninguém”. 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE