Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretário de Saúde explica calendário de vacinação e fala sobre novos casos

Com mais uma escalada da doença, Gabinete de Crise vai se reunir para decidir se reabre leitos de UTI

Luiz Bandeira

Apesar do avanço na vacinação da população de Teresópolis, o painel da Covid-19, atualizado pelo Gabinete de Crise com dados da Secretaria de Saúde, mostra uma tendência de crescimento nos índices de internações e novos casos, o que preocupa muito o teresopolitano – principalmente por conta da diminuição dos leitos de UTI disponibilizados pelo município. Atualmente, no caso das UTIs, estamos com 90 por cento das vagas ocupadas. Nesta terça-feira, 10, a equipe do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV esteve na Secretaria de Saúde para conversar com o responsável pela pasta, Antônio Henrique Vasconcellos. Ele confirmou para a nossa reportagem a chegada de mais uma remessa de imunizantes da Pfizer e da Coronavac, dando continuidade ao programa nacional de imunização e explicou a situação dos novos casos e aumento do número de internações. 
Segundo ele, nesta quarta-feira, 11, serão vacinados homens e mulheres com 29 anos. Na quinta-feira, 12, 28 anos e, na sexta-feira, 13, pessoas com 27 anos. Caso cheguem novas doses, o secretário disse que a vacinação prossegue no fim de semana, com aplicações no sábado e no domingo, agilizando ainda mais a imunização da população, pois há uma preocupação da secretaria com a propagação na cidade de uma nova variante.
Dois casos de contaminação pela variante Delta foram confirmados pelo Laboratório Central (Lacen). Antônio Henrique disse que estes pacientes costumavam circular por outras cidades e que eles foram devidamente isolados, todos os procedimentos para evitar novas contaminações a partir deles foram tomados e que estes pacientes passam bem. 
Por conta do aumento de contaminação pela variante Delta no estado do Rio de Janeiro, todos os exames encaminhados para o Lacen agora, já detectam se a contaminação, em casos positivos, é da nova variante. “O Ministério da Saúde está destinando cinco por cento a mais do lote total de vacinas para o estado do Rio de Janeiro por conta desse aumento. Com o aditivo a expectativa é que até o final do mês de agosto, todos os teresopolitanos maiores de idade, ou seja, com 18 anos ou mais, sejam vacinados”, destacou. 

Novo aumento
O secretário também confirmou o aumento do número de casos no município, destacando que há cerca de dois meses os números eram mais confortáveis e havia uma ocupação de somente 30 por cento no número de leitos contratados até então. Naquele momento o Gabinete de Crise decidiu diminuir em 50 por cento as vagas nos dois hospitais, São José e HCTCO, pois havia a preocupação de destinar leitos também para outras enfermidades. Até o fechamento dessa edição, Teresópolis tinha 26 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e 24 pessoas estavam em tratamento intensivo, sendo que 18 estava intubadas. “Nesta próxima quarta-feira (11) haverá uma nova reunião do Gabinete de Crise e é possível que se reverta a redução e volte a aumentar o número de leitos de UTI contratualizados”, pontuou.
O secretário aproveitou para se utilizar da credibilidade e audiência do DIÁRIO para convocar quem ainda não tomou a segunda dose, que completem a imunização já que há vacinas em estoque destinadas a esse fim e também fez um apelo para aqueles que estão escolhendo vacinas: “Vacina boa é a que tem e no braço. Precisamos todos ser imunizados, só assim vamos combater a Covid-19”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE