Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Segurança cria vagas para parada rápida na Várzea

Objetivo é contribuir com o comércio. Promessa é rebocar quem passar do tempo permitido

Marcello Medeiros

Com o objetivo de aumentar a movimentação no comércio da região central do município, a Secretaria Municipal de Segurança Pública iniciou uma nova modalidade de estacionamento na Avenida Lúcio Meira, entre o cruzamento da Francisco Sá e a Rua José Augusto da Costa. Nesse trecho só está sendo permitido o estacionamento pelo período máximo de 15 minutos, além da necessidade de o motorista deixar o pisca-alerta ligado. Dessa forma, aumentam consideravelmente as chances de se encontrar um local para deixar o veículo para fazer compras rápidas nessa área. A ideia é ampliar essa modalidade de estacionamento para outros pontos do município futuramente. Em entrevista ao jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV, o secretário Marco Antônio Da Luz informou que agentes da Guarda Municipal fiscalizarão a utilização dessas vagas e que, em caso de desrespeito ao que está indicado em placas ao longo do trecho, os veículos serão rebocados e levados para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos.
Após um período em inatividade, o caminhão reboque da Segurança está em atividade novamente e tem ficado estacionado na região central justamente para operações contra os motoristas que insistem em desrespeitar normas de trânsito e assim a atrapalham a vida de centenas de outros. “Agora voltamos às operações de trânsito, com a reativação do reboque. Quem parar em locais proibidos, que atrapalhem o direito de ir e vir das pessoas, vamos tirar das ruas”, enfatiza o Secretário Municipal de Segurança, informando ainda sobre a retomada da retirada de veículos velhos abandonados em diversos bairros. “Uma das coisas que buscamos logo que assumimos foi promover a reabertura do depósito, era preciso que estivesse funcionamento plenamente para o acautelamento desses veículos que atrapalham o trânsito em vários pontos. Têm bairros onde as pessoas têm dois carros, um velho para tirar peças e outro rodando, atrapalhando a passagem do ônibus, do caminhão do lixo”, completa.

Transporte pirata na mira
Em atividade no município oficialmente há cerca de um ano, e com regulamentação própria desde abril passado, quando foi sancionada pelo governo municipal a lei 002/2018, a prestação de serviço de transporte de passageiros acionados por aplicativos de telefone celular acabou modificando totalmente a forma de prestação desse serviço. Não somente pela ampliação da concorrência e maior facilidade de acesso, mas pelo cada vez maior número de pessoas tentando trabalhar de forma marginal. Os casos mais comuns são daqueles que utilizam redes sociais se identificando como prestadores de atividades através da Uber, mas na verdade sem sequer estarem cadastrados em tal empresa. Além dos motoristas particulares que atuam de forma irregular, a Secretaria Municipal de Segurança Pública está de olho em outro tipo que começa a se proliferar em Teresópolis, o moto-táxi – que, diferente do serviço de famoso aplicativo, não tem qualquer tipo de regulamentação e consequentemente autorização para funcionar. Esta semana, um motociclista de outro município foi abordado na Várzea e, além disso, estão sendo investigados grupos montados para esse fim.
“Essa é uma preocupação muito grande da secretaria, principalmente porquê o nosso prefeito pauta pela legalidade a nível de transporte no município. No começo tivemos problemas com a Uber, mas agora está legalizado e tem requisitos para quem quiser praticar, como ter emplacamento daqui, ser morador de Teresópolis, , entre outros, mas a questão do moto-táxi é uma preocupação maior. É um serviço de grande risco para a população no sentido não ter regulamentação no município, não ter nenhuma segurança para passageiro em caso de acidente, por exemplo, nada… Geralmente são motos irregulares e quem contratar esse serviço vai sofrer consequências também. Reforçamos que quem está tentando implementar não faça, porquê a lei não permite e a secretaria não vai tolerar em relação ao moto-táxi na cidade”, enfatiza Marco Antônio Da Luz, Secretário Municipal de Segurança Pública.
Ele lembra ainda que, além dos riscos relacionados a possíveis acidentes de trânsito, motoristas que trabalham sem nenhum tipo de cadastro – moto-taxistas ou falsos Ubers – podem escapar ilesos de qualquer tipo de responsabilidade. Por isso, além de monitorar tais serviços piratas, a secretaria prepara ainda ações para combater tais práticas. “A pessoa sai para uma corrida às cegas, sem qualquer tipo de seguro. Caso se envolva em qualquer problema, não vai poder responsabilizar ninguém. E no caso desses motoqueiros a situação é ainda pior, as pessoas não têm noção do que acontece em outros municípios”, destaca. Importante lembrar que, caso o motorista “pirata” seja abordado em uma blitz, o passageiro também pode ser conduzido para a delegacia para ser autuado como testemunha.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE