Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Fazenda investiga fraude em posto de combustível

Centenas de motoristas teriam recebido menos do que pagaram na hora do abastecimento

Na tarde da última quinta-feira (25), foi realizada em Teresópolis mias uma etapa da ação da Operação Bomba Limpa, da Secretaria de Estado de Governo, com a participação do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro) e da Secretaria de Estado de Fazenda. Os agentes da Barreira Fiscal vistoriaram dois postos de combustíveis no município e, em um deles postos, segundo divulgado pela Assessoria de Imprensa do Governo do Estado ontem, foi encontrado um bico com irregularidade. No outro posto, os agentes encontraram dois lacres rompidos em uma das bombas. “No Posto Estação de Teresópolis, localizado na Rua Waldir Barbosa, foram vistoriadas quatro bombas de combustível. Em uma delas, o estabelecimento estava praticando a fraude da Bomba Baixa, colocando 1,299 litros a menos de combustível nos veículos abastecidos, e por isso foi lacrada. Os auditores da Secretaria de Fazenda também encontraram uma máquina de cartão inscrita em outro CNPJ e o sistema de nota fiscal ao consumidor inoperante. Já no Posto e Estacionamento Ermitage, localizado na Rua Manoel José Lebrão, verificaram-se três bombas, encontrando dois lacres rompidos”, informou a Secretaria Fazenda, em nota encaminhada para a imprensa. A informação também está publicada no portal do governo estadual.
A Operação  – Desde o início do ano houve expressivo aumento nos registros das ocorrências, segundo o próprio governo do estado, resultado da reavaliação das metas estipuladas pelo Governador Wilson Witzel, que ampliou a atuação da Operação para o viés da segurança pública. A Operação Bomba Limpa, que é um braço da Barreira Fiscal, atua na fiscalização de postos de combustíveis em parceria com o Procon, a ANP e o IPEM, e este ano já autuou e puniu 45% a mais que em períodos anteriores. Entre as parcerias, consolidam as celebradas com o Disque-Denúncia e 190 da Polícia Militar, para o recebimento de queixas sobre os estabelecimentos e possíveis fraudes praticadas pelos postos de combustíveis. 
Um dos principais testes feito é o de aferição, onde as bombas podem apresentar diferença no volume de combustível, sendo apurado que o consumidor pode pagar mais litros do que efetivamente estaria sendo colocado em seu veículo. Outro tipo de verificação feita nestas operações é com relação ao aspecto da segurança, onde são verificados se os postos possuem o número de extintores de incêndio exigidos e outras medidas assecuratórias, bem como os produtos expostos à venda, como óleos, bebidas e biscoitos, que precisam ter afixados em seus expositores ou embalagens os preços. O fornecimento de nota fiscal e até a licença ambiental também são apurados pela equipe da operação.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE