Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Agricultura leva projeto ‘Educação Sanitária’ às escolas rurais

Capacitação tratará de temas como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, agrotóxicos, entre outros

Os alunos do Ensino Fundamental das áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro vão aprender sobre educação sanitária durante suas aulas. Para que o tema esteja presente nas disciplinas do dia a dia dos estudantes, os professores da rede pública começaram a passar por uma capacitação online esta semana. O projeto “Educação Sanitária nas Escolas Rurais” é uma parceria entre a Superintendência de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, com os municípios de Angra dos Reis, Duas Barras, Petrópolis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Três Rios e suas secretarias municipais de educação. A ideia é contemplar outras cidades.

Nesta primeira capacitação, participam professores, implementadores pedagógicos, orientadores pedagógicos e inspetores de alunos, totalizando 36 participantes de 18 escolas, distribuídas em seis municípios, com envolvimento de mais de 300 alunos. A capacitação tratará de temas como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens, temas relevantes para a vida no campo. – Além de criar multiplicadores dos temas abordados, queremos que o aluno leve o que aprendeu em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através do estímulo à leitura. Além de despertar o interesse dos jovens pela permanência no campo – explicou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
O intuito é esclarecer os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção, higidez dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos e destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva, de forma lúdica e integrada com outros temas do currículo infantil.
Para a coordenadora de Educação Sanitária, Rosa Maria Antunes, essa é uma excelente oportunidade de debater temas tão importantes para a vida na Zona Rural. – Após a capacitação, os professores passam a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas. Todo material didático será disponibilizado pela Secretaria de Agricultura e os kits do projeto serão entregues pelos responsáveis pelos Núcleos de Defesa Agropecuária dos municípios participantes. No fim do ano letivo, alunos e professores receberão um certificado de participação – destaca a coordenadora.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE