ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Secretaria de Agricultura leva projeto 'Educação Sanitária' às escolas rurais

Data: 20/04/2021

Os alunos do Ensino Fundamental das áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro vão aprender sobre educação sanitária durante suas aulas - Imprensa/RJ

Os alunos do Ensino Fundamental das áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro vão aprender sobre educação sanitária durante suas aulas. Para que o tema esteja presente nas disciplinas do dia a dia dos estudantes, os professores da rede pública começaram a passar por uma capacitação online esta semana. O projeto “Educação Sanitária nas Escolas Rurais” é uma parceria entre a Superintendência de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, com os municípios de Angra dos Reis, Duas Barras, Petrópolis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Três Rios e suas secretarias municipais de educação. A ideia é contemplar outras cidades.

Nesta primeira capacitação, participam professores, implementadores pedagógicos, orientadores pedagógicos e inspetores de alunos, totalizando 36 participantes de 18 escolas, distribuídas em seis municípios, com envolvimento de mais de 300 alunos. A capacitação tratará de temas como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens, temas relevantes para a vida no campo. - Além de criar multiplicadores dos temas abordados, queremos que o aluno leve o que aprendeu em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através do estímulo à leitura. Além de despertar o interesse dos jovens pela permanência no campo – explicou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
O intuito é esclarecer os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção, higidez dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos e destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva, de forma lúdica e integrada com outros temas do currículo infantil.
Para a coordenadora de Educação Sanitária, Rosa Maria Antunes, essa é uma excelente oportunidade de debater temas tão importantes para a vida na Zona Rural. - Após a capacitação, os professores passam a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas. Todo material didático será disponibilizado pela Secretaria de Agricultura e os kits do projeto serão entregues pelos responsáveis pelos Núcleos de Defesa Agropecuária dos municípios participantes. No fim do ano letivo, alunos e professores receberão um certificado de participação - destaca a coordenadora.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tribunal de Contas do Estado aponta para rombo financeiro na prefeitura

COPBEA tem mais de 80% de resolução das denúncias de maus tratos a animais

Piso da Casa de Cultura é recuperado para aulas de dança

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil

Pescado: Comerciantes locais atentam para cuidados com origem do produto

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy