Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sebrae apresenta o seminário Empretec na Alterdata

Metodologia da ONU é considerada uma das mais vitoriosas do mundo, e é voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor

Anderson Duarte

Quase todo teresopolitano conhece um “Empreteco”, o carinhoso nome dado ao participante do Seminário Empretec, do SEBRAE, e este conhecido é sempre um grande defensor e propagador das ideias e projeções que o curso oferece. Mas o que será que proporciona tanto sucesso ao programa? Que tipo de segredo guarda o seminário para promover tantas mudanças e embutir nestes participantes tanta confiança e vontade de crescer? As perguntas não são tão simples de serem respondidas, mas quem explica o que acontece, em parte, dentro do curso é a responsável pelo programa em nossa cidade, a consultora Anna Carolina Plassing, apaixonada confessa da metodologia e entusiasmada propagadora dos ideais Empretecos.
A palestra do próximo dia 04 de abril, que acontece no auditório da Alterdata, tem como objetivo principal apresentar um dos melhores treinamentos em empreendedorismo do país. “A capacitação é importante para sua empresa e você já sabe disso. Quanto mais preparado o empreendedor estiver para enfrentar os desafios do dia a dia, mais sucesso ele terá. O Empretec vai te ajudar a gerar mudanças na sua vida e na da sua empresa, e essas transformações poderão ser visualizadas em números. Uma pesquisa com antigos participantes mostrou um acréscimo médio de R$ 24,6 mil por mês no faturamento de seus negócios. Mais de 90% dos entrevistados confirmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário”, explica Anna Carolina.
No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo SEBRAE e já capacitou cerca de 250 mil pessoas, em mais de dez mil turmas distribuídas pelos Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de dez mil participantes e aqui em Teresópolis já foram feitas até quatro edições por ano. Segundo pesquisa do Sebrae realizada com 3.482 clientes atendidos em 2015, a satisfação geral com o Empretec é muito positiva, com nota média de 9,1 pontos, sendo que 74% estão muito satisfeitos (atribuíram notas 9 ou 10). Para o público que mesmo após o Empretec ainda não empreendeu (empregados, autônomos, desempregados, estudantes, aposentados, servidores públicos), a percepção de melhoria na empregabilidade é elevada, alcançando 85%. A renda atual pós-empretec desse público é maior para 42% e igual para 51% dos entrevistados. A maior parte das empresas, após a participação no Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal.
São 60h de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base dez características comportamentais: Busca de oportunidade e iniciativa; Persistência; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos e a Independência e autoconfiança. “Antes de iniciar o programa, é realizada uma entrevista, composta de perguntas sobre situações do seu cotidiano. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato. Isso vai auxiliar o SEBRAE, durante o Seminário do Empretec, nas orientações para o grupo de pessoas selecionadas. Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário, e pode então, se matricular para o Empretec, mediante o pagamento da taxa”, explica Anna Carolina que aproveita para convidar a todos os teresopolitanos a participarem da palestra do próximo dia 04 de abril, no auditório da Alterdata.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE