Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saúde: Trabalho local será destaque em Portugal

Equipe do Núcleo de Feridas Complexas convidada para Fórum em Aveiro

Profissionais do Núcleo de Feridas Complexas da Secretaria de Saúde de Teresópolis vão apresentar, no Fórum Internacional de Úlceras e Feridas, a experiência que tem elevado a autoestima, auxiliado a cicatrização e melhorado a qualidade de vida dos pacientes. O Fórum, que reúne profissionais de vários países, acontece na cidade de Aveiro, em Portugal, no próximo mês. Teresópolis será representado pelas enfermeiras Andréa Juliana de Paula Yoshida e Renata Azevedo. Elas vão levar os resultados do atendimento humanizado e as ataduras coloridas usadas nos tratamentos. Os participantes do Fórum também vão assistir a um vídeo sobre o trabalho de elevação da autoestima, realizado através de sessões fotográficas. “No núcleo, temos esse contato diário e queríamos melhorar a autoestima aos pacientes. Mostrar que eles não precisam viver à margem da sociedade. Temos obtido uma cicatrização muito boa, mas não é só a parte física que deve ser tratada. É fundamental que, psicologicamente, eles estejam bem e se sintam inseridos na sociedade”, comentou Andrea.
O Fórum é realizado pela ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas – e está na décima edição. Reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, podólogos, nutricionistas, engenheiros especializados em setores da medicina e professores. Em conjunto, esses profissionais debatem a prevenção e tratamento de feridas, tendo como foco as experiências bem sucedidas em diversas partes do mundo.
 
Núcleo de Feridas Complexas
O Núcleo de Feridas Complexas atende diariamente entre 20 a 30 pacientes. Ele é coordenado pela subsecretária de Atenção Básica à Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, que também foi convidada para o Fórum, mas que não poderá participar por motivo pessoal. Instalada na Secretaria Municipal de Saúde, a unidade é vinculada à Subsecretaria de Atenção Básica de Saúde e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. O Núcleo possui o único equipamento a vácuo da Região Serrana para tratamento de feridas. Feridas complexas são aquelas agudas ou crônicas que não cicatrizam facilmente, principalmente as úlceras venosas e arteriais. O serviço é feito a partir do encaminhamento das unidades de saúde e da UPA-24H.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE