ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela

Data: 17/01/2018

Foto Paulo Vitor - Imprensa RJ

No próximo dia 27 de janeiro, a partir das 9h, a Secretaria de Saúde  realizará o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todos os 92 municípios do Rio vão participar e o objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela secretaria e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros.

 - Temos vacinas para todos os municípios e contamos com o apoio de todos nessa ação. Para ajudar na vacinação, a secretaria realizou uma parceria com a Secretaria de Defesa Civil para apoiar as prefeituras e oferecer a vacina também nos quartéis. Importante destacar que no dia D a dose que vamos ofertar é a dose integral da vacina, que é a que estamos disponibilizando no momento. Só a partir do dia 19 será feito o fracionamento – disse o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Desde janeiro de 2017, a secretaria adota medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença). Vale destacar que, desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece.

 - Somente com a união e a parceria do Estado com municípios e a população, venceremos juntos a febre amarela. Vamos mobilizar todos os municípios e o Corpo de Bombeiros para ampliar o acesso à vacinação – destacou Luiz Antônio.

Até o momento, cerca de 46% do público-alvo da campanha estão vacinados. A SES está disponibilizando boletins diários com a atualização de casos da doença. Em 2018, até o momento, foram registrados 4 casos de febre amarela silvestre em humanos, uma morte em Teresópolis e três casos em Valença, sendo dois óbitos. Para mais informações sobre a doença acesse www.febreamarelarj.com.br.

- Especialmente quem mora em região de mata deve buscar a vacinação o quanto antes. Temos doses para todos e a vacina é a melhor e mais eficaz opção para se proteger contra a febre amarela – ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

 Dose fracionada só em fevereiro

 No último dia 9 de janeiro o Ministério da Saúde anunciou que Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo vão adotar o fracionamento da vacina contra a febre amarela. No RJ essa campanha será realizada em 15 municípios, entre os dias 19 de fevereiro e 9 de março. Os municípios que terão doses fracionadas são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

 - Nossa programação junto ao Ministério é começar o fracionamento somente no dia 19 de fevereiro. Se em algum momento a gente tiver a necessidade de antecipar o fracionamento, nós vamos fazer. Mas nesse momento a programação permanece para o dia 19 – explicou o secretário Luiz Antônio.

Recomendação de vacinação para quem vai viajar para o RJ

No ano passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que todas as pessoas que tenham viagem marcada para o Estado do RJ tomem a vacina. Portanto, quem vem para o Estado do RJ também deve se proteger contra a doença.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seleção Brasileira em Teresópolis no próximo dia 27

Maio Amarelo: Governo alerta para a segurança no trânsito fluminense

Teresópolis tem 660 motoristas de aplicativo

Nova sede da OAB homenageia ex-presidente Sidley Fernandes Pereira

A importância da Consultoria de Imagem para homens e mulheres

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy