Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saúde Mulher: Começa o atendimento na unidade móvel do Sesc RJ

Estrutura, montada na Praça Olímpica, oferece mamografia e Papanicolau gratuitos em Teresópolis

Instalada em Teresópolis na última semana, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), começou a operar nesta segunda-feira, 09, na Praça Olímpica Luís Camões numa parceria entre Sesc RJ e Prefeitura Municipal e apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio). 
"O Sesc RJ, emblematicamente, tem em seus quadros mais de 50% de pessoas do sexo feminino, e isso se repete também nos quadros gerenciais. Então a valorização da mulher está dentro do nosso DNA, e isso tem que ser olhado com muito carinho e muita atenção. Nosso país não pode mais conviver com o que aconteceu agora na pandemia, que é o aumento da violência contra a mulher. Nós temos que preservá-las e protegê-las", disse o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, referindo-se aos benefícios que os exames oferecem à saúde feminina.
 A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Ela operará até meados de dezembro como um braço do sistema municipal de saúde. Mulheres nas faixas etárias recomendadas para os exames – 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau – podem solicitar em postos de atenção básica do município o encaminhamento médico para realizar o agendamento na unidade móvel. As mulheres que estão fora dessas faixas-etárias também podem agendar o serviço, desde que tenham requisição médica proveniente do serviço público. “As mulheres precisam se dirigir às unidades de saúde que atendem a área de abrangência dos bairros delas, para poder ter acesso a guia médica da mamografia, preventivo ou de ambos os exames que ela precisar fazer. Após conseguir essa guia, ela vai se direcionar para nossa tenda onde terá uma equipe de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde realizando os agendamentos. A paciente já vai sair daqui com o dia e horário que vão realizar o exame”, explica Shellyda Rangel, educadora em saúde da unidade móvel Sesc. 
Após realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes. 
A diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, salientou a excelência dos exames e dos diagnósticos oferecidos na estrutura e a contribuição que esses serviços trazem para a luta contra os cânceres de mama, de colo de útero e outras doenças. "No Brasil, muitas mulheres morrem de câncer de colo de útero e de mama. Nenhuma de nós deveria mais morrer de câncer de colo de útero, porque é 100% curável quando o diagnóstico é perfeito, e essa unidade móvel faz um diagnóstico rápido e preciso. O Hospital de Barretos é referência no Brasil e no mundo com relação a esses dois tipos de câncer. O Sesc trabalha para o bem-estar social, e sem saúde não temos bem-estar social nenhum. É para isso que o Sesc existe e ele faz isso com muita atenção, profissionalismo e amor", disse a dirigente. “Nós sabemos que hoje em dia o câncer de mama e câncer do colo do útero são os que mais matam as mulheres em nível Brasil e a nível mundial. Então, trabalhamos com o serviço de prevenção e com rastreamento. Quanto mais cedo a mulher tiver esse diagnostico mais chance de cura ela terá, caso descubra algum diagnóstico relacionado ao câncer”, completa a Educadora em Saúde, Shellyda Rangel.  

Resultados em até 30 dias
A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença. "Cuidar da saúde das mulheres é cuidar da família. A mulher é guerreira e luta pela família e pela sociedade. Trazer esse caminhão a Teresópolis é um feito porque é uma luta do nosso governo não trabalhar com a oncologia, mas sim trabalhar com a prevenção. A equipe de atenção básica do município está toda à disposição para trazer várias mulheres para fazer seus exames. Pretendemos bater recorde de exames e mostrar para a população o quanto é importante à saúde preventiva", finalizou o secretário Municipal de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos. Confira abaixo os horários de atendimentos.

UNIDADE MÓVEL SESC SAÚDE MULHER – TERESÓPOLIS/RJ
Praça Olímpica Luis Camões – Várzea 
Exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau)
Público: – Mulheres entre 25 e 64 anos (Papanicolau) e entre 50 e 69 anos (mamografia). – Mulheres e homens com prescrição médica do serviço público, mesmo fora das faixas-etárias indicadas.
Agendamento: Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher
Necessário: Encaminhamento médico do serviço público 
Horário de funcionamento: Segundas: 10h às 20h. Terças: 8h às 18h. Quartas: 8h às 20h. Quintas: 8h às 18h. Sextas: 7h às 14h

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE