Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

São Pedro passa a ser o bairro com mais casos confirmados de Covid-19

Comunidade mais populosa do município também está na frente em número de mortes

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, existe a preocupação sobre a ampliação do número de casos da doença nos bairros mais populosos, regiões onde, consequentemente, a maioria dos moradores têm menos condições de arcar com planos de saúde e outras despesas financeiras para o tratamento da devastadora doença. Em Teresópolis, essa apreensão já é grande há bastante tempo e, nesta quarta-feira, 15, os dados divulgados pelo Gabinete de Crise da Prefeitura mostraram que a Covid-19 está fazendo muitas vítimas, parciais e fatias, justamente nessas comunidades. O bairro mais populoso do município, São Pedro, passou a encabeçar a macabra lista de casos confirmados, com 157 pessoas infectadas até o momento. Isso sem contar que, no painel de informações da Prefeitura, há anotações separadas para quatro localidades que tecnicamente fazem parte dessa grande comunidade, Rosário (quatro casos), Granja Primor (três casos), Bairro dos Funcionários (dois casos) e Pimentel (sete casos). Dessa forma, são 173 ocorrências da Covid-19 nessa região. 
O que também chama atenção, também segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde, é que São Pedro também tem o maior número de mortes pela doença até o momento, 12. No total de confirmações da Covid-19, nesta quarta-feira foram anexados mais 75 casos, chegando então a 1.970. Desses, 851 são considerados ativos. Além de São Pedro, os outros bairros que estão entre os cinco com mais pessoas infectadas são: Várzea (152 casos e seis mortes), Bonsucesso (97 e uma morte), Alto (95 casos e quatro mortes) e Barra do Imbuí (Com 81 casos e quatro mortes).
Doze suspeitas estão sendo investigadas, com exames encaminhados para o LACEN-RJ. Em relação ao número de internados, até o início da noite desta quarta eram 20 em leitos de UTI (de 28 disponíveis) e 32 em clínica médica (de 40 contratados pelo município em hospitais particulares). Já são 68 mortes pelo novo coronavírus.

Respiradores “parados”
No final do mês passado, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou a cessão de 20 equipamentos de UTI para ajudar Teresópolis a enfrentar a pandemia de Covid-19. A notícia foi muito bem recebida, visto que, com os 10 novos sistemas montados para atendimento, o município passaria a ter 35 leitos de UTI para internações via Sistema Único de Saúde e, dessa maneira, ficaria muito mais fácil se manter a margem prevista para a continuidade da flexibilização da economia local. Na segunda-feira, por exemplo, a taxa de ocupação desse tipo de leito chegou a 85,71%. Porém, até o momento, apenas três dos 10 equipamentos cedidos estão em funcionamento.
A informação foi divulgada pela própria prefeitura através de comentário feito com o perfil do governo municipal na rede social Facebook, quando a gestão foi questionada por internautas sobre o motivo de, até então, o número de leitos não ter sido ampliado. "3 deles já estão sendo usados. Nas últimas 2 semanas, foram abertos 5 leitos UTI com estrutura própria e 3 leitos UTIs com esses equipamentos, saindo de 20 para 28 UTIs exclusivas para COVID-19", disse o responsável pela página da PMT. Nesta terça-feira, 14, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV tentou esclarecer a situação e tentar um posicionamento oficial sobre o funcionamento do material cedido em sua totalidade. Porém, até o fechamento desta edição a Assessoria de Comunicação não respondeu aos contatos feitos por e-mail – assim como ignorou questionamento feito na última semana sobre o número de testes realizados pela “gestão” até então e a previsão da “testagem em massa” anunciada também já há algumas semanas. Extraoficialmente, apuramos que o problema seria a falta de profissionais da saúde para trabalhar nesses novos leitos.

CINCO BAIRROS COM MAIS CASOS
São Pedro – 157 (12 mortes) *
Várzea – 152 (6 mortes)
Bonsucesso – 97 (1 morte)
Alto – 95 (4 mortes)
Barra do Imbuí – 81 (4 mortes)
* Contabilizando Rosário, Granja Primor, Funcionários e Pimentel, são 173 casos

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

A festa pelo livro de Edinar Corradini

“PREFEITO, CADÊ O DINHEIRO DA CAUSA ANIMAL?” Protetoras visitam canil e denunciam insalubridade

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE