Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saiba quando é melhor optar pelo parcelamento do IPTU

Economista aponta que cota única nem sempre é a melhor opção para o contribuinte

Marcus Wagner

O começo do ano traz um grande número de obrigações financeiras e quem tem um orçamento restrito precisa definir a melhor estratégia para conseguir ficar em dia com seus pagamentos. O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é um dos principais itens da lista de contas a pagar e é preciso avaliar bem como estipular as prioridades. Para 2020, a prefeitura de Teresópolis oferece para quem pagar o imposto em cota única desconto de até 15%, porém o parcelamento pode ser considerado a melhor opção para muita gente, como indica o economista Newton Golek.
De acordo com o especialista, a dica principal é não prejudicar o orçamento doméstico: “Seja um desconto de 15% ou de 10% ainda é muito melhor porque a taxa de inflação foi de 4%, então vale muito a pena, mas depende se a família tiver condições de arcar com esse valor. Se o orçamento é restrito e, mesmo com esse desconto, vai pesar no orçamento, então parcele, porque você não vai pagar juros, apenas perde o desconto. A gente não pode determinar uma regra porque às vezes a família está apertada. Ainda sabendo que vai pagar a mais, em cotas pequenas vale a pena. Depende da situação financeira de cada família”, explicou Newton.
Oferecer desconto para pagamento em cota única é uma ferramenta que a prefeitura utiliza para conseguir arrecadar mais rapidamente, entretanto a falta de retorno para o contribuinte é outro motivo que desestimula a quitação antecipada: “Você deve também levar em consideração o custo benefício para ver que tipo de retorno você vai ter do prefeito para a sua cidade. É uma obrigação, você tem que pagar, mesmo sabendo que normalmente não tem retorno. O contribuinte é um consumidor do serviço prestado pela prefeitura. Quando você paga o imposto, você quer o retorno, quer andar em uma iluminada, não quer uma rua esburacada, quando chover não ter enchente, mas você não tem esse retorno, então o que eu falo é para pagar parcelado. Essa é minha opinião, já que infelizmente não há retorno”, enfatizou o economista.
Newton Golek também adverte que não se deve tomar empréstimo com o objetivo de pagar o imposto com o desconto, porque não há vantagem nessa operação: “Nenhum empréstimo vale a pena. Não se endivide, não procure instituições financeiras para pegar empréstimo para pagar o IPTU porque é um dinheiro que você vai jogar fora e vai pagar muito mais do que as cotas parceladas. Sou totalmente contra isso”.

Entrega dos carnês
Os carnês de IPTU de 2020 são entregues em sua maior parte pelos Correios e quem não receber até o dia 8 de janeiro poderá retirá-lo no balcão da Secretaria de Fazenda, montado no 1° piso da Prefeitura. A prefeitura informou que os valores deste ano sofreram um reajuste de 2,89%, repassando o valor do IPCA como foi feito em 2019, quando houve um acréscimo de 4,53%.  O imposto é a principal fonte de receita da prefeitura para realizar pagamento de salários, obras e serviços à população. 
Para o contribuinte que quiser fazer o pagamento em cota única, o desconto de 15% até o dia 31 de janeiro. Após esta data, o desconto cai para 10% com prazo limite de pagamento até o dia 28 de fevereiro, repetindo o que foi oferecido no ano passado, quando o governo Vinicius Claussen resolveu reduzir o desconto que era bem mais atrativo, chegando a até 20% em anos anteriores.
Quem preferir fazer o pagamento de forma parcelada, em dez cotas mensais, com vencimento até o dia 5 de cada mês, entre março e dezembro, porém não há desconto para essa forma de pagamento.

Atendimento
O balcão de atendimento para entrega dos carnês de IPTU funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Para agilizar a localização do carnê, o contribuinte pode levar um carnê de anos anteriores ou o número da matrícula do imóvel.  Para este ano, foram emitidos cerca de 60 mil carnês, dos quais 42.443 mil serão enviados por mala direta, através dos Correios, 20 mil a mais do que em 2019, de acordo com a prefeitura. 
O contribuinte que desejar também poderá emitir o boleto para pagamento pelo site da Prefeitura de Teresópolis pelo endereço www.iptu.teresopolis.rj.gov.br.

zpagamento_iptu1
 

zpagamento_iptu3
Economista afirmou que falta de retorno em benefícios sobre o pagamento do IPTU gera desestímulo à quitação antecipada

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE