ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Sabores Britânicos de Teresópolis inaugura segunda edição

Data: 11/07/2019

Sabores Britânicos de Teresópolis inaugura segunda edição. Pratos tradicionais ingleses com o tempero brasileiro e degustações inspiradas na origem da fundação da cidade são tema do festival gastronômico

Anderson Duarte

Em sua segunda edição, o Festival Gastronômico ‘Sabores Britânicos de Teresópolis’, enaltece a influência da colonização inglesa em nosso município e entra para o calendário oficial de cidade com a comemoração dos 201 anos da chegada dos ingleses em nossa região. Até o final deste mês muita gastronomia, cultura e arte tomam conta dos melhores estabelecimentos gastronômicos do município, e este ano, o Festival veio para contar a história da colonização e resgatar o orgulho da vocação da cidade como provedora de alimento e hospitalidade, a partir do seu fundador, George March. Reunidos no London Fox, no bairro do Alto, os restaurantes e participantes do Polo Gastronômico e Cultural, além de autoridades e patrocinadores do evento, fizeram o lançamento oficial com direito a show ao som de muita musica inglesa.
O Polo de Teresópolis reuniu, de forma inédita, restaurantes, que irão preparar pratos tradicionais da culinária britânica com o toque o sabor e o charme da Região Serrana.  Os pratos estarão ligados à história das famílias que aqui se instalaram e a partir de 1818, bem como a de viajantes que se encantaram com a região. Além da gastronomia, o evento será marcado por exposições e shows que referenciam a colonização de origem inglesa e sua influencia no urbanismo e nos costumes da cidade, afinal, toda essa influência e mistura dos ingleses com Teresópolis também chegou na música.
“Estamos programando uma exposição de fotografias, com a participação do responsável pela grande pesquisa que deu origem ao festival, o jornalista e historiador Wanderley Peres, que vai exibir todo o acervo, fruto de sua pesquisa histórica e iconográfica de mais de vinte anos e ainda conta histórias da fundação da Cidade e a relação da família Claussen com a colonização inglesa”, explica Vânia Baddini na festa de lançamento do evento. E os visitantes mais curiosos poderão fazer passeios históricos guiados e também um passeio ecológico até uma fazenda de verduras autêntica da região está previsto, para que o visitante sinta como eram as atividades do inglês que fundou a cidade e cuidava de sua fazenda modelo.
Conta-se que em 1818 o português de origem inglesa, George March adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda-modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto numa vasta área de terras onde construiu diversos empreendimentos como: plantações de hortigranjeiros e frutas, criação de cavalos e cabras, ovelhas aluguel de casas e hotelaria. Assim surgiu o povoado de importância estratégica no caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo também o hábito do veraneio da região. George March foi, certamente, o colonizador da cidade. Outros ingleses subiram à serra fugindo do calor escaldante da corte do Rio de Janeiro. Através de cobrança de alugueres de suas casas construídas ao redor da fazenda-modelo, George March incentiva e torna-se um pioneiro do veraneio. Outros ingleses fixaram e compraram terras na região, influenciados por George March.
O Festival Gastronômico é realizado e produzido pelos restaurantes do Polo Gastronômico e Cultural de Teresópolis sob a consultoria do Sebrae, com o apoio do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, a Associação Comercial de Teresópolis, ACIAT, e o Sincomércio, além dos parceiros de divulgação e nas redes sociais.

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP cumpre mandado de prisão por exploração ilegal de imóveis no Rio

Polícia apura se motorista também ingeriu drogas antes de acidente

Proibição de telemarketing de telefônicas começa nesta terça-feira

Master Terê faz bonito na abertura do segundo semestre de competições

Meia tonelada de eletrônicos deixa de ir para o lixo comum

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ