Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sabores Britânicos de Teresópolis inaugura segunda edição

Pratos tradicionais ingleses com o tempero brasileiro e degustações inspiradas na origem da fundação da cidade são tema do festival gastronômico

Anderson Duarte

Em sua segunda edição, o Festival Gastronômico ‘Sabores Britânicos de Teresópolis’, enaltece a influência da colonização inglesa em nosso município e entra para o calendário oficial de cidade com a comemoração dos 201 anos da chegada dos ingleses em nossa região. Até o final deste mês muita gastronomia, cultura e arte tomam conta dos melhores estabelecimentos gastronômicos do município, e este ano, o Festival veio para contar a história da colonização e resgatar o orgulho da vocação da cidade como provedora de alimento e hospitalidade, a partir do seu fundador, George March. Reunidos no London Fox, no bairro do Alto, os restaurantes e participantes do Polo Gastronômico e Cultural, além de autoridades e patrocinadores do evento, fizeram o lançamento oficial com direito a show ao som de muita musica inglesa.
O Polo de Teresópolis reuniu, de forma inédita, restaurantes, que irão preparar pratos tradicionais da culinária britânica com o toque o sabor e o charme da Região Serrana.  Os pratos estarão ligados à história das famílias que aqui se instalaram e a partir de 1818, bem como a de viajantes que se encantaram com a região. Além da gastronomia, o evento será marcado por exposições e shows que referenciam a colonização de origem inglesa e sua influencia no urbanismo e nos costumes da cidade, afinal, toda essa influência e mistura dos ingleses com Teresópolis também chegou na música.
“Estamos programando uma exposição de fotografias, com a participação do responsável pela grande pesquisa que deu origem ao festival, o jornalista e historiador Wanderley Peres, que vai exibir todo o acervo, fruto de sua pesquisa histórica e iconográfica de mais de vinte anos e ainda conta histórias da fundação da Cidade e a relação da família Claussen com a colonização inglesa”, explica Vânia Baddini na festa de lançamento do evento. E os visitantes mais curiosos poderão fazer passeios históricos guiados e também um passeio ecológico até uma fazenda de verduras autêntica da região está previsto, para que o visitante sinta como eram as atividades do inglês que fundou a cidade e cuidava de sua fazenda modelo.
Conta-se que em 1818 o português de origem inglesa, George March adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda-modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto numa vasta área de terras onde construiu diversos empreendimentos como: plantações de hortigranjeiros e frutas, criação de cavalos e cabras, ovelhas aluguel de casas e hotelaria. Assim surgiu o povoado de importância estratégica no caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo também o hábito do veraneio da região. George March foi, certamente, o colonizador da cidade. Outros ingleses subiram à serra fugindo do calor escaldante da corte do Rio de Janeiro. Através de cobrança de alugueres de suas casas construídas ao redor da fazenda-modelo, George March incentiva e torna-se um pioneiro do veraneio. Outros ingleses fixaram e compraram terras na região, influenciados por George March.
O Festival Gastronômico é realizado e produzido pelos restaurantes do Polo Gastronômico e Cultural de Teresópolis sob a consultoria do Sebrae, com o apoio do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, a Associação Comercial de Teresópolis, ACIAT, e o Sincomércio, além dos parceiros de divulgação e nas redes sociais.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

A festa pelo livro de Edinar Corradini

“PREFEITO, CADÊ O DINHEIRO DA CAUSA ANIMAL?” Protetoras visitam canil e denunciam insalubridade

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE