Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Árvores da Cultura plantadas cinco anos atrás

Numa tarde do dia 26, cinco anos atrás, servidores da Cultura plantaram mudas de árvores na calçada em frente a Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede administrativa da Secretaria de Cultura de Teresópolis, na Várzea. A espécie escolhida foi o resedá, nas cores branco, rosa e roxo, mudas pequenas, compradas na loja Pró-Verde, alí na rua José Correia da Silva Júnior, Esquina do Pecado, e que couberam em três bolsas de supermercado.

Numa tarde do dia 26, cinco anos atrás, servidores da Cultura plantaram mudas de árvores na calçada em frente a Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede administrativa da Secretaria de Cultura de Teresópolis, na Várzea. A espécie escolhida foi o resedá, nas cores branco, rosa e roxo, mudas pequenas, compradas na loja Pró-Verde, alí na rua José Correia da Silva Júnior, Esquina do Pecado, e que couberam em três bolsas de supermercado. Hoje, as mudinhas estão frondosas árvores, encantando a todos que passam pelo local, especialmente no início do ano, quando a espécie dá sua generosa florada. Um mês depois, ainda em 2014, outras 25 mudas, da mesma espécie, foram plantadas na calçada da rua Tietê, em frente a Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima, onde, além de embelezar o local, impedem desde então que o passeio público seja usado como estacionamento de veículos.

Considerada a “musa das calçadas”, devido seu porte e ao fato de não ter raízes agressivas e beleza abundante, o resedá, ou "estremosa", como também é conhecida, é uma espécie amplamente utilizada na arborização urbana. De porte pequeno, não alcança mais de 6 metros de altura, sendo por isso indicada para calçadas com rede elétrica.
De nome científico, "Lagerstroemia", da família "Lythraceae", o resedá é um arbusto oriundo da Ásia, e tem crescimento lento. Alimento para pássaros, abelhas e borboletas, o resedá é uma árvore que perde todas as folhas durante o inverno, quando mostra outro tipo de beleza, podendo ser podada se tornar-se inconveniente, não exigindo molhação nem cuidados especiais.


Fotografia tirada essa semana, na Casa da Memória.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE